De 17 a 19 de julho, a equipe da Superintendência de Gestão (SUGEST), por meio Unidade de Gestão de Projetos de Investimento e Desenvolvimento (UNIGEP), tem a missão reunir-se com especialistas do Banco Mundial (BIRD), na Secretaria de Fazenda ( Sefaz ). O objetivo é realizar um estudo e levantamento destinado a analisar todas as possibilidades de controle de gastos e melhor utilização dos recursos públicos.

Durante os três dias de consultorias, os especialistas do Banco Mundial trabalharão em conjunto com as equipes para analisar termos de referência, orçamentos, processos licitatórios, compras públicas, fluxos internos e documentos técnicos. Esse esforço colaborativo visa alinhar estratégias e implementar orientações práticas que aprimorem a gestão pública no estado do Piauí de maneira eficiente e transparente.

Foto: Divulgação/ Ascom
Sefaz recebe especialistas do Banco Mundial

Segundo Cristovam Cruz, superintendente de Gestão da Secretaria da Fazenda e coordenador do Progestão Piauí, o projeto é crucial para a melhoria da gestão dos recursos públicos no Piauí. “E é por isso que estamos empenhados em trabalhar e estreitar a colaboração com os especialistas do Banco Mundial para garantir que todas as etapas sejam realizadas com a máxima eficiência e transparência, sempre capacitando nossos servidores para entregar um trabalho de excelência”, disse o coordenador.

O projeto beneficia diversas secretarias, como a Secretaria de Saúde (Sesapi), a Secretaria de Administração (Sead), a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), a Previdência Estadual (PiauíPrev), a Secretaria de Planejamento (Seplan), a Controladoria Geral do Estado (CGE), a Secretaria de Educação (Seduc) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Cada uma dessas unidades implementadoras receberá orientações específicas para melhorar a eficácia e a alocação dos recursos, garantindo um retorno positivo para a população.

O estado do Piauí foi o primeiro do Brasil a formalizar com o Banco Mundial (BIRD), um acordo de empréstimo para investir no Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público do Estado (Progestão Piauí). Este acordo visa promover a eficiência na gestão financeira do estado e garantir que os recursos públicos sejam utilizados da melhor forma possível.

O compromisso do estado do Piauí com a otimização dos gastos públicos e a melhoria da eficiência fiscal é um passo significativo para assegurar que os recursos sejam empregados de forma responsável, promovendo o desenvolvimento sustentável e beneficiando diretamente a população piauiense.