Metade do cronograma da obra de pavimentação da Rodovia da Soja (PI 392) já foi executada pelas equipes de Engenharia do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER). A rodovia é considerada um importante corredor de escoamento da produção agrícola no Sul do Piauí e, com um total de 53 km a serem construídos, a obra faz parte do plano de melhorias da malha viária do Cerrado piauiense e conta com um investimento de R$ 94 milhões.
Segundo o diretor-geral do DER-PI, Leonardo Sobral , a pavimentação da rodovia, que faz parte do Plano de Ação do Anel Rodoviário da Soja, beneficia fazendas como Bunge Serra Grande e Fazenda Insolo (IPÊ), passando pela cidade de Baixa Grande do Ribeiro até a Fazenda Brejo Seco. Estas fazendas são responsáveis por grande parte da produção de soja e milho do Estado, contribuindo para a liderança do Piauí no setor agrícola brasileiro.
“Essa obra faz parte do Plano de Ação do Anel Rodoviário da Soja e terá um investimento de R$ 94 milhões. Estamos com equipes atuando desde a cidade de Baixa Grande do Ribeiro, passando pela Bunge Serra Grande, Fazenda Insolo (IPÊ), até a Fazenda Brejo Seco. Portanto, a obra beneficiará fazendas que atuam nas diferentes culturas e que são responsáveis por colocar o nosso Estado na dianteira do pódio brasileiro da produção de soja e milho”, destaca o diretor.
A rodovia também conectará com a BR-330, que liga o Piauí ao Maranhão, utilizando recursos estaduais e federais. Leonardo Sobral destaca que o projeto é um esforço conjunto para concretizar as metas do governador Rafael Fonteles, incentivando a produção agrícola na região dos Cerrados. Até o momento, 31,3 km do trecho total de 127 km já foram concluídos com asfalto novo, e a atual etapa envolve a construção de mais 53 km.
“Trata-se de um esforço conjunto para viabilizar a concretização do plano de metas do governador Rafael Fonteles, visando incentivar ainda mais a produção agrícola na região dos Cerrados. Do trecho total de 127 km da rodovia, o DER-PI já concluiu 31,3 km com asfalto novo e agora nesta etapa estamos construindo do zero mais 53km”, explica Leonardo.
O projeto de construção inclui etapas de pavimentação, drenagem e sinalização, que são essenciais para melhorar a infraestrutura viária no meio dos Cerrados piauienses.