Levando uma originalidade do Piauí para o resto do Brasil, a artista plástica Kalina Rameiro conversou com o GP1 nesta quarta-feira (26) na mostra Piauí Sampa 2024, promovido pelo Sebrae, e mostrou os produtos criados a partir da pele do peixe pirarucu e da folha orelha de elefante que existe em nossos quintais. A piauiense comandou um bate-papo, no Shopping Vila Olímpia, onde abordou a moda e o design piauiense.

Kalina, que atua no mercado e possui um ateliê há 28 anos, destacou que a intenção com seus produtos é mostrar o Piauí com contemporaneidade, fazendo produtos carregarem nosso estado por onde forem. “A gente tem já 28anos de ateliê. A gente trabalha com a pele do peixe do pirarucu e transformamos em joias e bolsas, além disso, trabalhamos com a folha de orelha de elefante, que transformamos em couro. Essas ideias são produtos sustentáveis e as pessoas gostam, porque o produto tem história. A gente sempre teve essa característica piauiense, mas com um artesanato contemporâneo, sempre procuramos essa ideia”, relatou a artista.

A artista plástica conta ainda que a sua maior dificuldade com os produtos foi a aceitação interna do Piauí, precisando que o conhecimento de seu trabalho fosse acontecendo de “fora para dentro”. “Minha maior dificuldade nesse percurso foi fazer com que o Piauí admirasse nosso trabalho, as vezes é preciso muito as coisas acontecerem de fora para dentro, foi preciso meu trabalho sair nas revistas nacionais e assim, o próprio Piauí acreditar”, ressaltou.

Além do bate-papo com Kalina Rameiro, a programação do Piauí Sampa 2024, desta quarta-feira, ainda se estenderá a apresentações da Orquestra de Violões e Soraya Castelo Branco. Posteriormente, a banda As Fulô do Sertão irá se apresentar também e em seguida, iniciam rodadas de negócios na área do turismo e outro bate-papo, dessa vez com o tema “Piauí pré-histórico: uma viagem pela Serra da Capivara”.

O Piauí Sampa 2024 está sendo realizado no Shopping Vila Olímpia e encerra dia 29 de junho. A programação não se limita apenas à exposição de produtos regionais. Ela inclui também seminários estratégicos em parceria com entidades do setor turístico nacional, como Braztoa e ABAV, além de visitas técnicas de operadores do Piauí a São Paulo. O objetivo é ampliar a visibilidade dos produtos locais em um mercado exigente como o paulista, promovendo parcerias e oportunidades de negócios para os empreendedores do Piauí.