Apenas com um ano e sete meses de existência, os grupos de artesãs Curicacas e Natupalha estrearam no Piauí Sampa 2024, evento promovido pelo Sebrae, levando ancestralidade e cultura piauiense através de produtos feitos com palha da carnaúba. Em entrevista ao GP1, Elisângela Pereira, representante dos grupos em São Paulo, destacou que, apesar de recentes, Curicacas e Natupalha já possuem uma trajetória significativa ao difundir o Piauí para outros estados.

Elisângela relata que, apenas seis meses após a criação dos grupos, começaram a receber convites para participar de feiras. Com o tempo, surgiu um mercado para as artesãs, todas mulheres, que trabalham com a palha da carnaúba. "Começamos em 2022 e, seis meses depois, fomos convidadas para feiras. Começamos a vender, e com o apoio de duas organizações que nos acompanham, recebemos suporte completo. Contrataram designers para criar modelos, nos ajudaram com o layout e até nos transformaram em personagens de um documentário que conta nossa história", destacou a artesã.

Foto: Davi Fernandes/GP1
Elisângela Pereira representando artesãs no Piauí Sampa

A união entre Curicacas e Natupalhas se reflete em uma assinatura única em cada produto, onde cada item é especialidade de uma artesã, seja bolsas, cestas, descansos de pratos ou vassouras. Além disso, as artesãs estão determinadas a expandir suas atividades e levar a cultura piauiense para outros estados.

"Conseguimos trazer um pouco do Piauí, de nossa riqueza que é a carnaúba. O interessante dos nossos produtos é que cada um tem sua própria identidade, feito por artesãs especializadas. Participamos do Fenarte no ano passado e estaremos novamente este ano. Já expusemos em Brasília, em Vitória, acumulamos uma experiência significativa", afirmou Elisângela.

Foto: Davi Fernandes/GP1
Os grupos Curicacas e Natupalha trouxeram produtos da palha de carnaúba ao Piauí Sampa

Em novembro de 2022, surgiram dois grupos distintos que hoje representam a criatividade e tradição artesanal do Piauí. As Curicacas, formadas por 14 mulheres da comunidade do Resolvido, zona rural de Campo Maior, se reuniram com o objetivo de resgatar a tradição do artesanato em palha de carnaúba, além de complementar a renda familiar. O nome do grupo foi inspirado no pássaro Curicaca, conhecido na região pelo seu canto característico. Atualmente, as Curicacas produzem bolsas e objetos de decoração com design autoral, que são comercializados em feiras de artesanato e em lojas de São Paulo e Salvador.

Por outro lado, a Natupalha foi criada pela Associação dos Artesãos dos Territórios dos Cocais, com sede em Piripiri. Este grupo se destaca pela produção de cestos e bolsas, utilizando sementes, coco e talo da carnaúba como adornos, o que confere uma identidade única às suas peças.

Foto: Davi Fernandes/GP1
Elisângela Pereira representando artesãs no Piauí Sampa

Piauí Sampa

Entre os dias 25 e 29 de junho, o Sebrae está realizando a Mostra Piauí Sampa 2024 – Conexão de Negócios, Turismo e Cultura no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo (SP). O evento tem como objetivo promover a cultura, o turismo, a economia e as potencialidades do estado do Piauí, destacando suas riquezas naturais, gastronomia, arte e oportunidades de investimento. O Governo do Estado, co-realizador desta edição, está promovendo as riquezas culturais e históricas, o turismo e a economia, impulsionando diversos empreendimentos.