A chef de cozinha Cafira Foz , nascida no Ceará, mas piauiense de coração, de comida e de vivência, participou nesta segunda-feira (25) da exposição que marcou o lançamento da Mostra Piauí Sampa 2024 , realizada pelo Sebrae. Ela, que é filha da jornalista Andréa Rego, ex-secretária de Comunicação do Governo do Piauí, aceitou o desafio de promover a culinária do Piauí em uma fusão com a comida italiana servida no Restaurante Eataly Brasil. Assim, apresentou um prato principal que desperta o paladar e até a saudade dos sabores típicos piauienses. Cafira é piauiense devido ao fato de ter se mudado para Teresina nos primeiros nove dias de vida , seguindo seu pai, o jornalista Wilson Fernando, que agora dá nome a uma rua na capital piauiense.

Como missão dada é missão cumprida, Cafira trouxe uma entrada com base cremosa de béchamel, carne de galinha d’angola e temperos piauienses, tudo empanado e frito. O prato principal, intitulado Ravioli de Sol, apresentou massa fresca recheada com carne de sol cremosa, servida com molho demi-glace. Além disso, como boa piauiense que é, o prato foi finalizado com paçoca tradicional e um vinagrete. Após essa fusão de sabores entre Itália e Piauí, a sobremesa idealizada por Cafira foi o tiramisù com bacuri, uma interpretação italiana com biscoitos savoiardi, mascarpone e um creme de bacuri, acompanhada de licor de sabugueiro.

Foto: Davi Fernandes/GP1
Cafira Foz, chef de cozinha piauiense dona do Restaurante Fitó

Cafira Foz destaca a suma importância da preservação e valorização da cultura gastronômica do Piauí, tanto em São Paulo quanto em outras partes do Brasil. A chefe de cozinha também mencionou que São Paulo é um lugar de muita saudade para os migrantes nordestinos, incluindo os piauienses, e que o evento do Sebrae, que trouxe alimentos e sabores do Piauí para os paulistas, é uma oportunidade única de conectar e compartilhar essas memórias e tradições.

"Estou muito feliz com o retorno da feira aqui para São Paulo, porque somos um público migrante. Moro aqui há doze anos e há muito do Piauí em São Paulo. É um lugar de muita saudade que está sendo lembrado, então, trazendo esse evento para cá, estamos trazendo o Piauí para cá e é uma forma de nos conectarmos com algo muito importante: criar novas memórias. Vejo a oportunidade de ter o Piauí constantemente presente no meu dia a dia, através do restaurante onde trabalham pessoas que incluem pratos do Piauí no cardápio. Acabo vivenciando o Piauí diariamente, mas nem todos os migrantes ou paulistanos conhecem a beleza da cultura gastronômica do Piauí, que é tão rica quanto a italiana. Nesse desafio, estamos trazendo a cultura italiana, tão forte e reconhecida mundialmente, para a gastronomia do Piauí. Preparamos massas e outros pratos como capote, carne de sol, utilizando bastante manteiga de garrafa e coentro da nossa região", ressaltou Cafira.

Foto: Davi Fernandes/GP1
Prato da culinária italiana com toques da culinária piauiense

Morando há doze anos em São Paulo, Cafira Foz é piauiense de coração, cozinha e vivência, além de ser proprietária do Restaurante Fitó na cidade. O estabelecimento é focado na culinária brasileira, com destaque para a nordestina, e é um lugar onde Cafira introduz diariamente elementos da culinária piauiense aos paulistas , como capote, carne de sol, manteiga de garrafa e o toque especial do coentro.

“Eu vejo a oportunidade de ter o Piauí presente constantemente no meu dia a dia, através da equipe do restaurante, que incorpora pratos piauienses ao cardápio. Vivo o Piauí diariamente, mas nem todos os migrantes ou paulistanos conhecem a riqueza da cultura gastronômica do Piauí, que é tão rica quanto a italiana. Nesse desafio, estamos trazendo a cultura italiana, tão forte e reconhecida mundialmente, para a gastronomia do Piauí. Preparamos massas e outros pratos como capote, carne de sol, utilizando bastante manteiga de garrafa e coentro da nossa região”, enfatizou Cafira.