O Ministério das Mulheres anunciará, ao longo desta sexta-feira (21), durante a Caravana Federativa um investimento de R$ 1,3 milhão para a construção de uma lavanderia comunitária na Rua Coelho Rodrigues, no Centro de Teresina e uma outra na Avenida Presidente Getúlio Vargas, em Parnaíba. Os dois novos locais serão empreendidos em parceria com a Secretaria de Estado das Mulheres (SEMPI).

Para ocupar esses postos de trabalho, o Estado prevê a contratação de mulheres vítimas de violência, como uma maneira de quebrar o ciclo de violência ao permitir que a figura feminina tenha mais autonomia financeira.

Foto: Divulgação/Ascom
Teresina terá nova lavanderia comunitária em 2025

“Os critérios são que as mulheres estejam em situação de vulnerabilidade. A lavanderia é autogerida, então, assim, no primeiro momento existe o investimento do Estado, mas é um espaço que vai ser gerido por essas mulheres, ou por meio de associação. Estamos vendo a melhor forma”, disse a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa.

Os projetos estão em fase de licitação, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2025. A presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, está prevista para o dia 21 de junho, no encerramento da Caravana, junto ao presidente Lula e demais ministros.