A juíza Lucicleide Pereira Belo foi eleita a mais nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), em sessão plenária administrativa realizada na manhã desta sexta-feira (14), conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Hilo de Almeida Sousa. Com 35 anos de magistratura, Lucicleide Belo preencherá a 21ª vaga no TJ-PI, em observância ao critério de merecimento.

Eleita por 19 votos, Lucicleide Belo concorreu com as juízas Maria Luiza de Moura Mello e Freitas, Elvira Maria Osório Pitombeira Meneses de Carvalho, Haydée Lima de Castelo Branco e Maria Célia Lima Lúcio. A vaga foi disputada exclusivamente por juízas, conforme as novas regras do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que preveem ações afirmativas de gênero no âmbito do Poder Judiciário brasileiro.

“A expectativa é de muito trabalho. Estou aqui para somar e elevar o nosso tribunal ao grau maior de produtividade. É um dia de muita emoção, muita alegria. Só tive filhas mulheres e eu quero honrar as mulheres, Deus e o universo me permitiram ter mulheres para que seguir com vocês o nosso percurso, a nossa estrada. Honro minha mãe, honro minha avó e minha bisavó, porque elas trabalharam para que eu hoje as represente, com muita alegria e muita responsabilidade”, afirmou a nova desembargadora.

Piauí na vanguarda

O presidente do TJ-PI destacou a competência de Lucicleide Belo e comemorou o novo momento do Judiciário, onde a participação feminina tem sido uma das principais metas, em âmbito nacional.

“O Piauí mais uma vez na vanguarda, neste resgate histórico da participação das mulheres nos espaços de poder da nossa sociedade. A doutora Lucicleide é uma mulher que tem uma trajetória lindíssima, está chegando pelo critério do merecimento a este tribunal, e tenho certeza que vai corresponder aos anseios da sociedade e das mulheres. Ela representa muito para o nosso estado e para o nosso país e está preparada para assumir o cargo. Todos nós estamos de parabéns pela chegada da doutora Lucicleide”, afirmou o desembargador Hilo de Almeida.

Na sessão, os vinte desembargadores que compõem o Tribunal escolheram três nomes para compor a lista tríplice, e, em seguida, votaram para eleger a nova desembargadora. Segundo o juiz Leonardo Brasileiro, auxiliar da Presidência do TJ-PI, a posse administrativa de Lucicleide Belo já deve ocorrer na próxima segunda-feira (17).

“Hoje realizamos pela primeira vez no Tribunal a escolha de uma lista composta exclusivamente por mulheres, segundo determinação do próprio Conselho Nacional de Justiça. Nós escolhemos três mais votadas, então, quem obteve maior número de votos foi escolhida a desembargadora. Provavelmente, a posse administrativa será já na próxima segunda-feira”, afirmou o juiz.

Com a eleição, o Tribunal de Justiça do Piauí se tornou o primeiro tribunal do país a realizar uma escolha de desembargadora com base neste normativo.