A situação de emergência em Barras e Itainópolis, no Piauí, foi reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) devido aos registros de alagamentos. A medida, que afeta 28 municípios brasileiros, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (3).

Além do Piauí, outros estados também tiveram municípios reconhecidos em situação de emergência. Em Minas Gerais, as cidades de Capitólio, Jaguaraçu e Santo Antônio do Itambé foram contempladas. Petrolina e São Benedito do Sul, em Pernambuco, e Canelinha e Paulo Lopes, em Santa Catarina, também obtiveram o reconhecimento federal.

Na Bahia, o município de Jeremoabo foi reconhecido, assim como Bacabal, no Maranhão, e Monte Alegre, no Pará. No Rio Grande do Sul, a cidade de Rio Grande teve a situação de emergência reconhecida devido às ocorrências de vendaval.

Outros municípios afetados pela estiagem também foram reconhecidos, como Major Isidoro, em Alagoas; Macururé e Quijingue, na Bahia; Teixeira, na Paraíba; Equador, no Rio Grande do Norte; e Granito, Limoeiro e Manari, em Pernambuco. Lagoa D`Anta, no Rio Grande do Norte, foi atingida pela seca.

No Paraná, os municípios de Corbélia, Iracema do Oeste e Santa Helena foram contemplados por enfrentarem um surto de doenças infecciosas virais, provocado pelo aumento significativo dos casos de dengue. Muaná, no Pará, entrou na lista devido ao transporte aquaviário de produtos perigosos.