O Ministério de Agricultura e Agropecuária (MAPA) anunciou nessa quinta-feira (02) que o Brasil está livre da febre aftosa. O status se dá após o fim da última imunização contra a doença em 12 unidades da Federação e parte do Estado do Amazonas. A meta agora é que a produção seja reconhecida internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em maio de 2025.

O deputado estadual João Mádison Nogueira (MDB) foi um dos maiores entusiastas da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Piauí. A Fazenda JM , de propriedade do parlamentar, foi sede da abertura da campanha do Piauí livre da aftosa.

Foto: Alef Leão/GP1
Deputado João Mádison

“Um marco histórico no nosso país. Estamos contentes de fazer parte desse resultado que engrandece não só o nosso Piauí como o Brasil, esperamos que 2025 o nosso Estado receba o reconhecimento internacional e assim atender os mercados mais exigentes do mundo”, comemorou João Mádison.

Os Estados que possuem o reconhecimento internacional livre da febre aftosa pela OMSA são: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso. Segundo o MAPA, mais de 244 milhões de bovinos e bubalinos em cerca de 3,2 milhões de propriedades deixarão de ser vacinados contra a doença, trazendo uma redução de custo direta, com a aplicação da vacina, de mais de R$ 500 milhões.