O número de mortes decorrentes dos temporais que assolam o Rio Grande do Sul desde a última segunda-feira (29) aumentou para 24. A Defesa Civil havia confirmado 13 mortes, enquanto a Brigada Militar reportou outras 11 fatalidades. Em um dos vídeos registrados por populares, é possível ver uma tentativa frustrada de resgate a uma família que estava isolada no teto de uma residência, que acabou caindo e levando pelo menos duas pessoas na correnteza da água.

Até o momento, 21 pessoas permanecem desaparecidas. O impacto dos fenômenos climáticos foi sentido em 147 municípios, onde inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra foram registrados, deixando um total de 10 mil pessoas desabrigadas.

Barragem rompeu

O colapso da barragem 14 de Julho, situada no Rio das Antas, entre os municípios de Cotiporã e Bento Gonçalves, no interior gaúcho, é mais uma triste consequência das intensas chuvas que assolam o estado.

O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi, anunciou a ruptura da estrutura nesta quinta-feira (2/5), destacando a magnitude do desastre provocado pelo volume excepcional de precipitação.