Na sessão plenária de terça-feira (14), o deputado Rubens Vieira (PT) apresentou o Projeto de Lei Ordinária 91/24, que visa estabelecer um Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas e Enfrentamento de Catástrofes Ambientais no Piauí. O projeto, agora sob análise das comissões técnicas da Casa, propõe medidas para reduzir a vulnerabilidade dos sistemas ambiental, social e econômico aos efeitos de desastres naturais.
O plano tem como objetivo central a criação de um sistema integrado de alerta e resposta rápida. Este sistema utilizará tecnologias avançadas para antecipar eventos extremos e coordenar a evacuação eficaz de pessoas e animais, priorizando a preservação de vidas.
“Central para este plano é a criação de um sistema integrado de alerta e resposta rápida, que utilizará tecnologias avançadas para antecipar eventos extremos e coordenar a evacuação eficaz de pessoas e animais, garantindo assim a preservação prioritária de vidas”, ressalta o deputado Rubens Vieira.
O sistema será uma ferramenta importante para lidar com os efeitos das chuvas, cheias e vazantes dos rios piauienses, bem como outros desastres ambientais, incluindo secas, deslizamentos, incêndios e ondas de calor.