O plenário da Assembleia Legislativa do Piauí ( Alepi ) aprovou a criação da Secretaria de Estado de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação no âmbito do poder executivo estadual. O Projeto de Lei Nº 12/2024 foi aprovado pelos deputados nesta terça-feira (30).
A proposta havia sido encaminhada no início do mês pelo Governo do Estado , sendo aprovada nas comissões da Casa, entre elas, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Quem comandará a pasta é o professor André Macedo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ele atuava na Superintendência de Transformação Digital, transformada na nova secretaria.
Reorganização administrativa
A Alepi também aprovou a mudança na nomenclatura da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Mineração e Energias Renováveis, que passa a se chamar Secretaria de Integração e Desenvolvimento Regional. As atribuições referentes a mineração e energias renováveis serão distribuídas para a Secretaria de Planejamento e para a Investe Piauí. Além disso, foi aprovada a transformação do Instituto de Águas e Esgoto em Instituto de Saneamento Básico. Segundo com o Executivo, a reorganização cria apenas um cargo.