Na gestão da OAB-PI, presidida por Celso Barros Coelho Neto e com o Dr. Thiago Carcará na direção-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA-PI), a instituição de ensino coleciona inovações e melhorias. Com esta gerência foi introduzida a modelagem de ofertas de cursos com trilhas do conhecimento, disponibilizando módulos isolados como cursos executivos, foi possível também otimizar o processo de expedição de certificados, tornando-o mais ágil e eficiente.
Outro diferencial adotado foi a inserção de pós-graduações com aprofundamento teórico e alcance prático, esta ação é crucial para que o advogado possa aplicar os conhecimentos adquiridos. Desde 2022 a ESA-PI conseguiu cadastro na Biblioteca Nacional, a partir de então pôde expedir registros para livros e revistas científicas, no mesmo ano, também foi criado o Caderno Jurídico da ESA, um canal de divulgação digital que permite aos advogados a transmissão de conhecimento e o fluxo de saberes.
Além disso, o inédito Programa de Residência Jurídica foi criado. Idealizado pelo diretor-geral, Dr. Thiago Carcará, e pela vice-diretora Leda Eulálio, a iniciativa é focada na jovem advocacia e possibilita o acesso dos advogados a grandes escritórios para que eles tenham a experiência prática e de vivência, estreitando a distância com o mercado de trabalho e exercício da profissão. “O Programa de Residência Jurídica é um projeto revolucionário e de democratização para a jovem advocacia, quem nunca antes teve a oportunidade de atuar na profissão pode passar pela experiência real com a iniciativa, é uma ação muito importante”, destacou Carcará.
O advogado Leonardo Silveira, por meio do curso “Iniciação e Prática na Advocacia” e do Programa Residência Jurídica, conseguiu um espaço no mercado de trabalho e pôde aprimorar suas habilidades com estes dois projetos. Leonardo Silveira comenta a alegria e gratidão a essas duas iniciativas. “Consegui realizar o desejo de todo jovem advogado de fazer parte de uma equipe qualificada e competente de um escritório de renome de Teresina, agradeço ao presidente da OAB-PI, Dr. Celso Barros, e o Diretor da ESA-PI, Dr. Thiago Carcará por me possibilitarem passar por essa experiência.
Também a Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-PI), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí (OAB-PI), está revolucionando a educação jurídica na região. Sob a liderança do Dr. Thiago Carcará, implementou o ensino híbrido, ampliando a oferta de cursos e adaptando-se às necessidades dos advogados. Além disso, introduziu pós-graduações com foco teórico e prático, enquanto o Caderno Jurídico digital e a qualificação da revista científica da OAB como Quality B1 pela CAPS MEC solidificam sua posição como fonte de excelência nacional. O Programa de Residência Jurídica, idealizado por Carcará, oferece aos advogados experiência prática em escritórios renomados, preparando-os para os desafios do mercado.