A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) realizou solenidade em homenagem ao Dia de Tiradentes, neste domingo (21), no Quartel do Comando-Geral, localizado no bairro Cristo Rei, zona sul de Teresina. Durante a cerimônia, dois outros importantes eventos: a conclusão do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO) para 136 subtenentes, que passarão para a patente de segundo-tenente, e a entrega da medalha do Mérito Operacional Coronel Prado.

O coronel Scheiwann Lopes, comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, destacou a inspiração da corporação em Joaquim José da Silva Xavier, o rebelde mineiro que não desistiu de seus ideais e único dos inconfidentes a receber pena de morte. Segundo ele, há relação entre o trabalho dos policiais e a insurreição de Tiradentes.

“Nesse dia de hoje comemoramos Tiradentes, o patrono das polícias militar e civil do Brasil, porque ele foi alguém que se insurgiu na Inconfidência Mineira, foi o protagonista, no momento em que éramos comandados pela Coroa Portuguesa. Então, ele se insurgiu, lutou e foi um mártir. Ele representa o que nós [policiais militares] fazemos para a sociedade no nosso dia a dia, que é servir e proteger mesmo com o sacrifício da própria vida. Então, ele nos motiva cada dia mais a seguirmos em frente, sem nunca desistir, em prol de um Brasil, de um Piauí bem melhor”, destacou o coronel Scheiwann.

Conclusão do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO)

A cerimônia também marcou a conclusão do curso de habilitação por parte de 136 subtenentes, que serão promovidos a segundo-tenente, após mais de 10 meses de formação. A Major Ana Lúcia, coordenadora do curso, destacou que foi uma formação diferenciada.

“Essa turma CHO é o curso onde eles se qualificaram para ser promovidos a segundo-tenente. Mas, o diferencial dessa turma de CHO 2023/2024, que tem 136 formandos, é que é a primeira que vai sair com a graduação de tecnólogo, por conta da carga horária que foi de 1.600 horas, uma malha curricular bem mais extensa e eles adquiriram bem mais conhecimento do que em cursos anteriores”, ressaltou a Major Ana Lúcia.

Medalhas por tempo de serviço

Durante a solenidade, o coronel Scheiwann Lopes também agraciou diversos policiais que se destacaram durante o ano com a medalha do Mérito Operacional Coronel Prado. Além disso, entregou medalhas por tempo de serviço.

“Entregamos medalhas por tempo de serviço para aqueles profissionais que se destacaram, que têm a sua ficha ilibada, uma conduta irrepreensível, então a gente comemora esse momento também dando medalhas para quem já está há 10, 20 e 30 anos na corporação, além da medalha do Mérito Operacional Coronel Prado, para aqueles que se destacaram durante o ano nas operacionalidades. Uma eleição democrática, onde é medalhado aquele que é votado e que é reconhecido por toda a tropa”, ressaltou o comandante-geral.