Neste sábado, 16 de março, é comemorado o Dia do Ouvidor. Na Secretaria de Estado da Saúde do Piauí ( Sesapi ), o setor desempenha um papel importante na melhoria dos serviços prestados à população, promovendo transparência e eficácia nas relações entre usuários do SUS, servidores e gestão.
Representadas em diversas unidades de saúde, tais como a Ouvidoria Geral do SUS, Ouvidoria Setorial/SESAPI, Diretoria de Vigilância Sanitária, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, Hospital da Polícia Militar, Hospital Infantil Lucídio Portela, Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, Hospital Regional Chagas Rodrigues, Hospital Tibério Nunes, Hospital Senador Cândido Ferraz, Hospital Regional Justino Luz e Hospital Getúlio Vargas, as ouvidorias têm como principal missão atuar como um canal de comunicação, proporcionando atendimento, registro, instrução, análise e tratamento formal e adequado das demandas, inclusive na mediação de conflitos.
Por meio de uma ampla gama de canais de comunicação, incluindo QRcode, formulários, atendimento presencial, telefone, WhatsApp, E-mail, Fala.BR, disque 136 e correspondência, a população tem acesso facilitado para manifestar suas denúncias, elogios, ter acesso às informações, reclamações, solicitações e sugestões. Durante o ano de 2023, um total de 10.358 manifestações foram registradas, demonstrando o engajamento dos cidadãos em buscar soluções e melhorias no sistema de saúde estadual.
“Destaca-se que todas as demandas são tratadas de forma igualitária, garantindo o sigilo e a confidencialidade das informações. Além disso, a resolutividade das manifestações é uma prioridade, sendo que 85% das manifestações recebidas em 2023 foram resolvidas com a intervenção das ouvidorias”, conforme enfatizado por Dihna de Carvalho Miranda, Ouvidora Setorial e Coordenadora da Rede de Ouvidorias da SESAPI.
A equipe da Ouvidoria Geral da SESAPI empenhou-se em realizar eventos de sensibilização ao longo do ano de 2023, visando capacitar os ouvidores da saúde para garantir um registro e encaminhamento correto das manifestações, resultando em respostas mais ágeis aos cidadãos. Palestras, treinamentos e visitas técnicas foram algumas das estratégias adotadas, com foco na Lei Geral de Proteção de Dados e melhores práticas no atendimento ao público.
Dihna Miranda ressalta o compromisso das Ouvidorias da Sesapi em atender e solucionar todas as demandas com agilidade, buscando continuamente melhorias nos serviços de saúde e em um ambiente de trabalho marcado pelo respeito mútuo. “Esse compromisso reflete a preocupação da Ouvidoria em oferecer um atendimento de qualidade, gerando confiança e fortalecendo a credibilidade junto à população”, pontuou.
Assim, as ouvidorias da saúde no Piauí desempenham um papel fundamental na construção de um sistema de saúde mais transparente, eficiente e voltado para as necessidades dos cidadãos, representando uma verdadeira ponte entre a população e os serviços de saúde.