Na manhã desta quarta-feira (04), a Polícia Federal no Piauí deflagrou a Operação Sinais, com o objetivo de combater fraudes na transferência de domicílio eleitoral, praticadas durante as eleições municipais de 2024. A operação resultou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Bocaina e Picos. As ordens judiciais foram expedidas pelo IV Juízo das Garantias, em Picos.
De acordo com a Polícia Federal, um terceirizado do Cartório da 28ª Zona Eleitoral, em conluio com pessoas ligadas a um partido político, um advogado e um candidato a vereador, foi responsável pela transferência indevida de domicílio de 73 eleitores para Bocaina.
A cidade, com cerca de seis mil eleitores aptos a votar, foi o principal alvo da fraude. A investigação revelou que os registros foram feitos sem a documentação necessária, como comprovantes de vínculo com o município, fotografias e assinaturas dos eleitores.
A fraude não se limitou a Bocaina, mas também envolveu outros municípios da 28ª Zona Eleitoral. Os investigados responderão por crimes de alistamento fraudulento, falsidade ideológica para fins eleitorais, inserção de dados falsos em sistemas de informações e associação criminosa.