Com a chegada das festas de fim de ano e das férias escolares, o litoral do Piauí se torna um dos destinos mais procurados por turistas e moradores de todo o estado. Com o maior fluxo de pessoas nas praias, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) tem reforçado suas ações preventivas.
Desde o dia 20 de dezembro, militares de Teresina têm prestado apoio ao efetivo do 3° Grupamento do CBMEPI na cidade de Parnaíba e foram designados para compor as equipes de resgate e prevenção. Nos dias 18 e 19 de dezembro, os bombeiros passaram por um treinamento aquático intensivo, envolvendo técnicas como nado de aproximação, nado tesoura, utilização de flutuador, técnica de transporte, atendimentos pré-hospitalares, entre outros métodos necessários para situações que envolvam risco de afogamento.
De acordo com o comandante do 3° Grupamento do CBMEPI, o tenente-coronel Christian, a atuação dos bombeiros é essencial para prevenir acidentes e orientar os frequentadores do litoral sobre os cuidados necessários nas áreas de banho.
“As equipes estão presentes nas praias de Atalaia, Coqueiro e Pedra do Sal, além da Lagoa do Portinho, pontos turísticos que atraem moradores e turistas em busca de lazer e descanso. As ações preventivas incluem a demarcação de áreas seguras para banho, monitoramento constante das condições do mar, atendimento a emergências e a distribuição de orientações educativas sobre os riscos aquáticos”, explicou o tenente-coronel Christian.
“Essa integração entre os efetivos permitirá uma cobertura mais ampla e eficiente, proporcionando suporte em locais de grande concentração de pessoas. Temos, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública e com o Governo do Estado, o compromisso com a segurança da população e a preservação da vida. A colaboração dos banhistas, respeitando as orientações das equipes, é fundamental para o sucesso dessa missão, que une profissionalismo, dedicação e cuidado em cada ação realizada”, finalizou o tenente-coronel Christian.
O Corpo de Bombeiros Militar orienta ainda que, em ambientes aquáticos, pais e responsáveis não abram mão da supervisão constante de crianças e evitem o consumo de bebidas alcoólicas antes de nadar. Os banhistas precisam de atenção redobrada aos níveis da maré e nunca se afastar demais da beira-mar.