O governador Rafael Fonteles (PT) discorreu um pouco mais sobre como será o Parque Tecnológico do Estado do Piauí. Em conversa com a imprensa, nesta quinta-feira (19), o chefe do Executivo piauiense explicou que a ideia é criar uma espécie de distrito, onde funcionarão vários núcleos de pesquisa, ainda sem data de inauguração.

“A ideia é coordenar esforços entre as universidades Federal e Estadual, o Instituto Federal e também instituições privadas, dentro desse Parque Tecnológico. E, na verdade, a ideia não é ter um único ponto, mas sim a visão de um distrito tecnológico. Então, são vários hubs e núcleos de pesquisa que, somados, formam esse nosso Parque Tecnológico para fomentar as áreas de pesquisa que têm a ver com o desenvolvimento econômico do Estado do Piauí”, afirmou o governador.

Foto: Lucas Dias/GP1
Governador Rafael Fonteles durante sua fala

Criação do Parque Tecnológico

O novo parque será vinculado à Secretaria de Administração do Estado do Piauí (SEAD-PI) , que atuará como entidade gestora na captação e gestão de recursos, no estabelecimento de parcerias institucionais, entre outras funções.

Localização

No decreto, o governador determinou que a área destinada ao Parque Tecnológico ainda será definida por ato público específico, observados os critérios técnicos e as diretrizes de planejamento urbano e ambiental.