A TV Band Piauí cancelou o debate que aconteceria, nesta terça-feira (26), com os candidatos a presidente da OAB do Piauí. Em comunicado oficial, a emissora justificou que a ausência de candidatos por conta da campanha impossibilitou a realização do evento.
Contudo, a Chapa 10, que tem o advogado Raimundo Júnior como candidato a presidente afirma que tanto os representantes deles como os da chapa 30 participaram da reunião que definiria a organização e regras do debate e que o cancelamento se deu porque o candidato da situação, Aurélio Lobão , não foi e nem enviou representante.
O advogado Horácio Neiva foi o escalado pelo candidato Raimundo Júnior e pela candidata a vice, Raylena Alencar, para discutir com os representantes da TV Band as regras do debate. Segundo ele, a ausência da Chapa 20 é uma prova de que o advogado Aurélio Lobão não tem interesse em discutir ideias que engrandeçam a advocacia.
“É notório que o candidato da situação prefere fazer a velha política de atingir pessoas, atingir famílias, atingir profissionais. A advocacia não quer isso. Os advogados e advogadas querem conhecer as propostas dos candidatos, de que forma eles podem contribuir com a OAB e com o futuro da advocacia”, destacou Horácio.
O advogado Raimundo Júnior, que passou os dias em agenda pelo interior, tem usado todos os espaços para apresentar propostas de inovação, educação continuada, valorização do jovem advogado, paridade, diversidade, quinto constitucional, prerrogativas e anuidade para a advocacia piauiense. Para ele, a sua principal proposta é advogar para os advogados.
“Nós da Chapa 10 lamentamos a narrativa equivocada adotada por nossos concorrentes. Estamos representando a advocacia, que é composta por profissionais altamente qualificados. Essa campanha de ataques e mentiras diminui o debate e empobrece a política da Ordem”, afirmou o candidato a presidente da OAB da Esperança, que tem candidaturas únicas em 11 das 20 subseções.