A professora Nadir Nogueira tomou posse como a reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na manhã desta quinta-feira (21). A cerimônia ocorreu no Cine Teatro, localizado no Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, em Teresina.
Em seu discurso de posse, Nadir destacou o fato de ser a primeira mulher a assumir a reitoria da UFPI e dedicou uma homenagem à todas as mulheres. “A trajetória feminina na sociedade é marcada por desafios e é fundamental reconhecer a força daquelas que ousaram romper barreiras e construir um futuro mais igualitário. Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres. Uma universidade inclusiva, onde cada pessoa, independente de gênero, raça ou credo, encontre espaços para desenvolver o seu potencial”, declarou.
Além disso, Nadir agradeceu ao voto de confiança depositado a ela e ao vice-reitor Edmilson Moura. “Trago para vocês, com alegria e gratidão, a caminhada que fizemos coletivamente com a Chapa 2. Democracia, reconstrução e sustentabilidade. Essa chapa ela trouxe e traz uma tríade que traduz a vontade da comunidade universitária de reconduzir a UFPI a uma nova ordem de mudança, de inovação e sustentabilidade, em consonância com os objetivos do desenvolvimento sustentável e o pacto pela saúde única. Agradeço pelo voto de confiança depositado em mim e no vice reitor, meu companheiro de chapa e de caminhada”, pontuou.
O cargo foi passado por Gildásio Guedes Fernandes, reitor anterior à Nadir. Em sua fala, o professor agradeceu ao período em que geriu a universidade e disse que está com seu “sonho realizado”. “Meu sonho sempre foi de servir bem, servir à minha querida Universidade Federal do Piauí. Meu sonho está realizado. Não sozinho, mas com quem me ajudou e que também sonhou comigo. Plenamente realizado. Nessa trajetória, precisamos acima de tudo agradecer”, destacou.
Currículo de Nadir
Nadir Nogueira é graduada em Nutrição pela UFPI, mestra e doutora em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo. Sua experiência na área possui ênfase nos temas: zinco, ferro, ácido fólico, anemia, na área de minerais e doenças crônicas não transmissíveis.