O delegado Danúbio Dias , do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa ( DHPP ), lançou, na noite desta terça-feira (12), o livro de sua autoria intitulado “Crimes sem punição”, que narra com detalhes dois assassinatos ocorridos no Piauí na década de 1990. O evento de lançamento aconteceu na livraria Entrelivros, localizada na zona leste de Teresina.

Em sua obra, o delegado apresenta, de forma detalhada e intimista, as histórias e os bastidores dos homicídios de Delton Moreira, dentro da delegacia de Curimatá, em março de 1999, e o de José Hugo Alves, o Huguinho, em fevereiro de 1996.

Foto: Lucas Dias/GP1
Delegado Danúbio Dias autografando livro

No livro, o autor detalha a participação do então juiz Osório Bastos no assassinato de Delton Moreira, e a do ex-deputado federal Hildebrando Pascoal, conhecido nacionalmente como o “deputado da motosserra”, no homicídio de José Hugo Alves.

“A ideia do livro surgiu a partir de conversas informais que eu tive com meus colegas de profissão. Esses casos são emblemáticos porque envolvem a participação de um ex-coronel e deputado federal do Acre, o Hidelbrando Pascoal, e o juiz Osório Bastos, que foi o titular da Comarca de Curimatá, a primeira cidade que assumi como delegado. O livro traz histórias interessantes porque envolve essas duas autoridades, ambas envolvidas com o crime organizado. O Hildebrando Pascoal foi investigado pela CPI do Narcotráfico do Congresso Nacional, ficou muito famoso pelo crime da motosserra, e no livro eu também mostro a conexão dele com o Piauí, inclusive na época a imprensa chegou a noticiar esse envolvimento de por causa disso o coronel Correia Lima chegou a depor nessa CPI”, afirmou Danúbio Dias.

O prefácio do livro é assinado pelo delegado Francisco Costa, o Barêtta , diretor do DHPP.

Nome da obra

“O título eu desenvolvi por último, porque depois da pesquisa final muitos desses indivíduos que se envolveram nesses assassinatos horríveis simplesmente não aconteceu nada com eles. E lógico que eu não trago essa crítica de forma direta, mas, quem ler o livro vai entender que de certa forma há uma crítica indireta, esses crimes aconteceram em noventa e nove e noventa e seis, e até hoje alguns indivíduos não foram julgados”, completou o delegado Danúbio.

O livro está disponível para venda nos sites da Amazon, Mercado Livre, Americanas e nas livrarias Entrelivros e Universitária.