O secretário da Educação, Washington Bandeira , foi homenageado com a Medalha A. Tito Filho. A honraria foi concedida pela Academia Piauiense de Letras (APL) em cerimônia realizada neste sábado (26), em alusão ao centenário de nascimento do escritor piauiense e professor José de Arimathea Tito Filho.

A honraria, aprovada pelos imortais da Academia Piauiense de Letras, reconhece o trabalho realizado por Washington Bandeira à frente da Secretaria da Educação (Seduc), no fomento à literatura e à cultura piauiense por meio do projeto Clube de Leitura Seduc e do projeto de Leitura Literária APL nas Escolas, que inclui o investimento na aquisição de livros de autores piauienses para o acervo da rede pública estadual de educação.

"É um imenso orgulho receber da Academia Piauiense de Letras tamanha honraria, que é uma homenagem a um dos maiores escritores e educadores do nosso estado. Agradeço à presidente Fides Angélica e a todos os ilustres acadêmicos pela honra da medalha ‘A. Tito Filho’, que é uma distinção que nos compromete a continuar honrando o legado deste grande piauiense”, pontuou Washington Bandeira.

Foto: Divulgação/Ascom
Washington Bandeira recebe medalha A. Tito Filho da Academia Piauiense de Letras

A Seduc tem ampliado os projetos com foco no fomento à leitura de obras de autores piauienses pelos estudantes da rede estadual de ensino.

Em parceria com a APL, as escolas estaduais contam com a renovação dos acervos de livros de autores piauienses como parte do projeto de Leitura Literária APL nas Escolas. O projeto envolve a aquisição de kits com 40 livros para 492 escolas, resultando em um investimento de R$ 1 milhão, além da formação de professores, visitas dos estudantes à APL, semanas culturais, rodas de leitura e outras ações.

Foto: Divulgação/Ascom
Cerimônia aconteceu na Academia Piauiense de Letras

Por meio do Clube de Leitura Seduc, os estudantes são inseridos em atividades pedagógicas que valorizam a cultura, como oficinas e saraus literários, destacando a produção literária de expressão piauiense. O projeto visa incentivar a ampliação do repertório literário e o fortalecimento das habilidades de comunicação verbal e escrita dos alunos.

Ainda nas celebrações do centenário do escritor piauiense, a Secretaria da Educação, em parceria com a Academia Piauiense de Letras e o Conselho Estadual de Cultura, lançou, na sexta-feira (25), o edital do Concurso Literário "A. Tito Filho", destinado aos estudantes do ensino médio das escolas estaduais.