Neste sábado, dia 19 de outubro, comemora-se o Dia do Piauí , que remete à data em que o estado aderiu à Independência do Brasil. Por isso, o GP1 selecionou algumas das comidas típicas mais conhecidas do Piauí, em comemoração aos seus 202 anos.

Maria Isabel

O prato é tradicional no estado do Piauí e consiste em arroz preparado com pedaços de carne de sol ou charque, geralmente acompanhado de vinagrete, paçoca e creme de galinha. Uma das principais teorias da origem da Maria Isabel está presente no livro “O Escravo e o Senhor da Parnahiba”, do escritor piauiense Enéas Barros. No livro, o fazendeiro e comerciante Simplício Dias da Silva, dono de uma fazenda de charque, nomeou o prato, desenvolvido acidentalmente, em homenagem a sua esposa, que teria gostado da refeição.

Foto: Divulgação/ Ascom
Marial Isabel

Paçoca

Outro prato que costuma combinar com maria isabel, a paçoca tem origem indígena e é feita a base de farinha de mandioca e carne de sol. O nome vem de “pa-soka”, do tupi, e significa amassar com as mãos. O alimento era muito consumido por bandeirantes no Brasil Colônia, devido a seu fácil transporte e alta durabilidade.

Bomba

Tradicional salgado frito recheado com queijo e presunto, a bomba é um lanche típico do estado, vendido principalmente em lanchonetes no centro de Teresina. A comida é consumida geralmente com uma bebida gelada, se popularizando em várias regiões do país.

Foto: Reprodução/ Internet
Bomba

Panelada

Prato típico de almoços de domingo, a panelada é feita de miúdos de boi, como tripas, pés e estômago. A comida também é famosa por seu cheiro característico e é muito consumida também no interior do estado.

Tapioca

Chamada também de beijú, a iguaria é famosa por todo o Nordeste, incluindo no Piauí. Ela é feita a partir da goma de mandioca e recheada com manteiga ou carne de sol, sendo um dos principais pratos do café da manhã dos piauienses.