A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh/PI) deflagrou na última semana a 18ª Operação Cerrado Vivo. A ação tem o objetivo de combater o desmatamento ilegal e incêndios florestais na região Sul do Piauí.
Durante a operação, as equipes compostas por fiscais ambientais da Semarh, Polícia Militar e Polícia Civil percorreram sete municípios, foram eles: Canto do Buriti, Monte Alegre, Gilbués, Santa Filomena, Bom Jesus, Baixa Grande do Ribeiro e Santa Luz.
Essas cidades se tornaram foco principal da operação após emissão de alertas de desmatamento ilegal na região, confirmados pela equipe de fiscalização. Em Canto do Buriti, a atuação foi concentrada em uma área às margens da rodovia PI-141, onde no último domingo (13), quatro pessoas morreram em um incêndio florestal.
Nesse sentido, a Polícia Militar, Polícia Civil e Semarh identificaram as possíveis causas do ocorrido, assim como os danos ambientais. Em seguida, na cidade de Santa Luz, foi atendida uma denúncia referente à perfuração de poços tubulares sem autorização do órgão ambiental. Uma vez realizada a inspeção e comprovada a prática irregular, os agentes realizaram os procedimentos cabíveis para avaliar os perigos aos recursos hídricos na região.