O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) reelegeu, por unanimidade, o conselheiro Joaquim Kennedy Barros como presidente da Corte de Contas para o biênio 2025-2026, na manhã desta quinta-feira (17). Ele vai conduzir o órgão pela terceira vez.

Em entrevista ao GP1 , Kennedy Barros fez um breve balanço da sua gestão na presidência nos últimos dois anos. Ele destacou o acompanhamento das políticas públicas como uma das prioridades.

“No primeiro contexto dessa gestão, investimos muito no acompanhamento de políticas públicas, e temos números que comprovam que isso foi positivo, reduziu o número de danos causados ao erário. O Tribunal, ao agir assim, vai impedir que esses erros aconteçam em uma proporção muito grande”, disse o presidente do TCE-PI.

Vice-presidente

Eleito vice-presidente, o conselheiro Kleber Eulálio ressaltou que o papel do TCE, antes de encontrar falhas na administração pública, é evitar que tais erros aconteçam. “Esse tem sido um trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Contas no Brasil nos últimos anos, e o nosso não é diferente. Não adianta nós, aqui hoje, analisarmos as contas de um prefeito de dois, três anos atrás e apontar o que ele errou. Mais importante do que isso ou tão importante quanto isso é nós estarmos junto dele evitando que ele erre”, frisou Kleber Eulálio.

Durante a Sessão Especial, o órgão também redefiniu toda a sua diretoria. Veja a lista completa abaixo:

Presidente – Kennedy Barros
Vice-Presidente – Kleber Eulálio
Corregedora – Lílian Martins
Ouvidor – Abelardo Pio Vilanova
Controlador Interno – Flora Izabel
Presidente da 1ª Câmara – Rejane Dias
Presidente da 2ª Câmara – Waltânia Alvarenga
Auxiliar da Presidência – Jailson Campelo
Auxiliar da Corregedoria – Jackson Veras
Auxiliar da Ouvidoria – Delano Câmara
Auxiliar da Controladoria – Allyson Araújo
Diretor-Geral da Escola de Gestão e Controle – Flora Izabel
Diretora-Executiva da EGC - Valéria dos Santos Leal

Perfil do presidente

Joaquim Kennedy Nogueira Barros assumiu o cargo de Conselheiro do TCE Piauí em 2002. Exerceu o cargo de Corregedor no período de 2003 a 2004, de Vice-Presidente no biênio 2009 a 2010, de Presidente no biênio 2011 a 2012, de Controlador em 2013 e 2014, de Ouvidor em 2015 e 2016, de Presidente da Segunda Câmara do Tribunal no biênio 2019-2020 e, atualmente, exerce o cargo de Corregedor-Geral.