O prefeito de São Miguel do Tapuio, Pompílio Evaristo Lira, conhecido como Pompilim (PSD), anunciou, nesta sexta-feira (11), a candidatura à presidência da Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM). Pompilim destacou a importância de manter a liderança da associação com um prefeito do PSD, partido que atualmente detém a presidência com Toninho de Caridade .
Pompilim destacou que o PSD se consagrou, nas últimas eleições, como o maior do partido do Piauí, com 65 prefeitos eleitos e, além disso, o prefeito já conversou com o deputado estadual Georgiano Neto e o deputado federal Júlio César, presidente do PSD no estado, colocando seu nome à disposição. O candidato afirmou que tem recebido apoio de vários partidos e prefeitos, incluindo uma parte significativa dos filiados ao PSD e ao Progressistas, partido que também manifestou interesse em sua candidatura.
“Sou candidato à APPM porque acredito que o PSD já é o detentor da presidência. Atualmente, o presidente é o Toninho, e nessas eleições de domingo o PSD se consagrou como o maior partido do Piauí em termos de prefeitos. Nós somos sessenta e cinco. Por isso, entendo que a unidade da associação precisa continuar sendo liderada por um prefeito do PSD. Já conversei com o deputado Georgiano e com o deputado Júlio César, que é o presidente do partido, e coloquei meu nome à disposição. Tenho recebido inúmeras palavras de apoio de partidos, de prefeitos, e de todas as coligações, de todos os partidos. Uma grande parte do PSD já declarou apoio e está firmada conosco. Também uma grande parte dos prefeitos do Progressistas já sinalizou que apoia nosso nome. Então, além do PSD, tenho comigo o apoio de vários prefeitos que indicaram nosso nome para liderar a APPM nos próximos dois anos. Estou à disposição, e já pedi o aval ao partido, comunicando ao presidente Júlio César e ao deputado Georgiano. Estou em campanha, dialogando com os prefeitos de todo o estado do Piauí, pedindo apoio. Vamos acelerar e intensificar esse diálogo nos próximos dias, buscando formar uma chapa de consenso”, declarou o prefeito.
Como candidato, Pompilim disse que pretende dar continuidade ao trabalho realizado pelo atual presidente da APPM, mas com mais energia e independência, buscando fortalecer o diálogo entre os municípios e o governo estadual, além de ampliar a atuação da APPM em nível nacional. Ele também ressaltou seu compromisso com o municipalismo, defendendo que as principais ações políticas e sociais acontecem nas prefeituras e que é a partir delas que se promove o progresso e a melhoria da qualidade de vida da população.
“Procuro esse consenso porque quero ser presidente para dar continuidade ao trabalho do presidente Toninho, que foi feito com muita dedicação e diálogo. Defenderei os interesses municipais com mais energia e, sem dúvida, de forma independente, buscando um bom alinhamento e diálogo com o governo do estado e os entes federados. Além disso, pretendo fortalecer nossa associação de municípios a nível nacional, promovendo o municipalismo, pois é no município, na prefeitura, que as coisas acontecem. Sou defensor do municipalismo como ferramenta de progresso e de melhoria da qualidade de vida das pessoas. Sou prefeito reeleito de São Miguel, onde fui eleito com maioria recorde, e tenho um grande número de apoios na nossa região dos Carnaubais. Estou disposto a fortalecer ainda mais a APPM, dar continuidade e melhorar o trabalho do presidente Toninho, que é também meu aliado”, ressaltou Pompilim.