O Piauí foi o quarto estado que mais registrou focos de incêndio em 24h no Brasil. A informação foi divulgada pelo sistema BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que fez um levantamento do número de queimadas registradas em todo o país. Ao todo, no Brasil foram registradas 1.454 queimadas.
O levantamento foi feito entre quinta-feira (10) e sexta-feira (11), com o Piauí registrando 62 dos 1.454 focos de incêndio, representando 4,2% do total. O estado que mais registrou queimadas em 24h foi o Pará, que registrou 659 focos. Em segundo lugar ficou o Maranhão, com 367 incêndios.
Em relação aos biomas, a Amazônia foi o que mais registrou focos de incêndio em 24h, com 871 casos de queimadas, número que representa 59,9% do total. A caatinga, bioma predominante do Piauí, registrou 143 focos, figurando o 3º lugar. Já o Cerrado ficou em segundo, registrando 424 queimadas.
Entre os 30 municípios com mais focos, o estado do Piauí não conta com nenhuma representante. A lista conta com o domínio de cidades do estado do Pará, tendo com 23 municípios no ranking. O Maranhão aparece em segundo, com cinco cidades. A Bahia também configura na lista, com apenas dois municípios.