Luan Mateus Rocha Maia , um dos acusados do latrocínio (roubo seguido de morte) do motorista de aplicativo Marcos Venício Cordeiro Silva Filho , de 24 anos, ocorrido no último dia 10 de dezembro, no bairro Lourival Parente, zona sul de Teresina, foi transferido para a Cadeia Pública de Altos, nessa sexta-feira (05), após audiência de custódia no Fórum Cível e Criminal Desembargador Joaquim de Souza Neto.
Luan Mateus, 19 anos, foi preso durante uma operação deflagrada pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) na região da Grande Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina, lado oposto da área onde ocorreu o crime, na zona sul da Capital.
Ele permaneceu foragido por 24 dias, até que após várias diligências para captura-lo, os policiais do DHPP conseguiram localizá-lo em uma residência no Parque Brasil, na tarde dessa quinta-feira (04).
Câmeras flagraram a ação criminosa
Câmeras de Circuito Fechado de TV flagram toda ação criminosa de Luan Mateus e seu comparsa, um adolescente de 17 anos, que também participou da empreitada criminosa, que acabou tirando a vida do motorista de aplicativo Marcos Venício.
Conforme as imagens, o crime aconteceu quando os dois criminosos abordaram o motorista e o namorado dele. Após uma breve discussão, um dos bandidos efetuou um disparo no peito de Marcos Venício, que ficou gravemente ferido.
Após o disparo, os suspeitos roubaram o carro da vítima e fugiram. Marcos Venício ainda chegou a ser encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde.
Apreensão do adolescente
A apreensão do menor infrator aconteceu na sede do DHPP, após ele ter sido levado pelo seu advogado. Segundo o delegado Danúbio Dias, o mandado de busca e apreensão contra o adolescente foi expedido e, desde então, a polícia vinha negociando a apresentação dele com o advogado.
“Importante ressaltar que o DHPP tem elementos probatórios bastante robustos da autoria do menor no crime, no que tange a identificação dele. Após a expedição do mandado de busca e apreensão do menor, estávamos em contato com a defesa dele, negociando a entrega dele e hoje, pela manhã, a defesa o apresentou no departamento”, explicou o delegado Danúbio.
Ainda conforme o delegado, o menor é o que aparece nas filmagens de uma câmera de segurança anunciando o assalto. “Nas imagens ele é o que vai pela calçada, segue até a janela da vítima e anuncia o roubo. Já o autor [do tiro] vai pelo caminho oposto, que é o maior de idade [Luan Mateus], e é quem está armado. Ele bate no vidro do passageiro com o revólver e é ele quem atira”, finalizou Danúbio Dias em entrevista ao GP1 .