A Justiça tornou réu por tráfico de drogas o cabo do Corpo de Bombeiro, Helton Carlos de Sousa Monteiro , de 40 anos, preso em flagrante, no dia 27 de setembro no município de Floriano, com 2kg de cocaína, quando retornava de Petrolina, na companhia dos pais. A decisão foi dada no dia 29 de dezembro pelo juiz auxiliar da 1ª Vara da Comarca de Floriano, Franco Morette Felício de Azevedo .

A denúncia tem por base inquérito policial que apurou que o militar foi parado pela Polícia Rodoviária Federal e durante a abordagem o policial perguntou se ele poderia abrir o porta-malas do carro para conferir itens de segurança. Ao retirar as bolsas e sacolas, lhe foi indagado sobre o teor do conteúdo de uma sacola preta, que continha uma caixa de sapatos. Ao questionar sobre o pacote, a mãe de Helton informou que era uma encomenda, um par de tênis, que o filho havia pego em Picos e que deveria entregar em Floriano. Quando abriram a caixa se depararam com as drogas. a equipe conferiu o conteúdo e atestou tratar-se de substância compatível com cocaína, sendo 01 (um) tablete de 1,027 kg de cloridrato de cocaína e 01 (um) tablete de 1,018 kg de pasta base de cocaína.

Foto: Reprodução/Facebook
Helton Carlos de Sousa Monteiro

Os policiais perguntaram para quem ele entregaria a “encomenda”, tendo ele dito que levava para um amigo de infância identificado por “Julierme”, que reside na cidade de Barão de Grajaú-MA, pessoa que o denunciado sabia ser envolvido com tráfico de drogas e suposto integrante da facção “B40”.

Na decisão que recebeu a denúncia, o juiz afirma que as provas acostadas aos autos apontam justa causa para a deflagração da ação penal, deixando claro que o exame de mérito definitivo só será possível com a instrução processual e designou para 29 de fevereiro a audiência de instrução.

Quanto ao novo pedido de liberdade feito pela defesa, o juiz determinou a intimação do Ministério Público para que apresente manifestação.

Caso seja condenado, o cabo poderá pegar de 5 a 15 anos de prisão, além do pagamento de multa.