O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do fundador do PT do Piauí, Luís Edwiges. Criador da Associação dos Lavradores e Trabalhadores na Agricultura de Campo Maior, Edwiges morreu nessa segunda-feira (04) no Hospital Regional de Campo Maior, devido a complicações oriundas de uma pneumonia.
Em manifestação oficial, Lula ressalta a trajetória de vida do fundador do PT do Piauí, que foi marcada pela luta de uma vida melhor para os agricultores. “Luís Edwiges foi um camponês, um trabalhador rural da comunidade de Matinhos, na Zona Rural do município de Nossa Senhora de Nazaré, no Piauí. Foi líder dos trabalhadores rurais, membro das Ligas Camponesas, perseguido na época da ditadura”, iniciou o presidente da República em nota.
“Foi fundador do PT e um lutador para que os camponeses brasileiros tivessem uma vida melhor. Um grande brasileiro, grande companheiro e amigo, que faleceu essa semana com 94 anos de idade. Meus sentimentos e abraço aos familiares, amigos e companheiros de Luís Edwiges”, lamentou Lula.
Seu Luís, como era mais conhecido, já apresentava complicações de saúde, e estava internado há dez dias. Ele havia completado 94 anos no dia 16 de novembro de 2023. Além de fundar entidades de trabalhadores rurais, Luís Edwiges fundou na década de 80, ao lado de Antônio José Medeiros, Ribamar Santos e Zé Pereira, o PT do Piauí.