A campeã olímpica Sarah Menezes deixou a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL). A informação foi confirmada ao GP1 pelo prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), nesta segunda-feira (31).
Segundo o prefeito, Sarah Menezes optou pela saída da pasta após a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) dar um ultimato para ela escolher entre a entidade e a Prefeitura de Teresina. Atualmente, Sarah Menezes é treinadora da Seleção Brasileira de Judô.

“O presidente da Confederação Brasileira de Judô mandou ela fazer opção entre a CBJ e PMT”, disse o prefeito de Teresina. Nessa sexta-feira (29), a entidade informou que a Seleção Brasileira de Judô é remunerada “via verba de loteria”, não podendo utilizar este recurso para o pagamento de membros que ocupam outro cargo público, determinando que Sarah deveria escolher “qual caminho seguir”.
Questionado sobre o nome mais cotado para substituir Sarah, Sílvio Mendes respondeu brevemente: “pensar na melhor solução”.
Expedito Falcão assumirá a pasta temporariamente
Em nota oficial, a SEMEL informou que o secretário executivo Expedito Falcão assumirá o comando da pasta temporariamente, até a Prefeitura de Teresina definir um substituto para Sarah Menezes. Além disso, a secretaria agradeceu à campeã olímpica pelo trabalho feito à frente da SEMEL, “sempre pautado na valorização do esporte”.
“A SEMEL reconhece e agradece imensamente a dedicação e o trabalho desenvolvido por Sarah Menezes à frente da pasta, sempre pautado na valorização do esporte e na ampliação do acesso a atividades esportivas para a população. Informamos ainda que, de maneira provisória, o atual executivo da SEMEL, Expedito Falcão, assumirá a gestão da Secretaria temporariamente, garantindo a continuidade dos projetos e ações em andamento”, informou a secretaria.
Confira a nota da SEMEL na íntegra
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) vem a público esclarecer que a exoneração da Secretária Municipal de Esporte e Lazer, Sarah Menezes, ocorreu a seu próprio pedido, diante de circunstâncias alheias à administração municipal.
A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) manifestou posicionamento institucional que impossibilitava a permanência da ex-secretária simultaneamente no cargo público e em sua função junto à Confederação. Diante desse cenário, e apesar de seu desejo em continuar contribuindo para o desenvolvimento do esporte municipal, Sarah Menezes optou por seguir sua trajetória como técnica de judô, mantendo seu compromisso com a CBJ e com o crescimento da modalidade no Brasil.
A SEMEL reconhece e agradece imensamente a dedicação e o trabalho desenvolvido por Sarah Menezes à frente da pasta, sempre pautado na valorização do esporte e na ampliação do acesso a atividades esportivas para a população.
Informamos ainda que, de maneira provisória, o atual executivo da SEMEL, Expedito Falcão, assumirá a gestão da Secretaria temporariamente, garantindo a continuidade dos projetos e ações em andamento.
A administração municipal reforça seu compromisso com o fortalecimento do esporte e lazer, assegurando que as políticas públicas da área seguirão sendo conduzidas com responsabilidade e empenho.
Ultimato da CBJ
Em nota emitida nessa sexta-feira (28), a CBJ revelou que a campeã olímpica e atual treinadora da Seleção Brasileira de Judô foi informada sobre a incompatibilidade de se manter nos dois cargos simultaneamente. “A CBJ remunera a comissão técnica da Seleção Brasileira via verba de loteria, e a legislação não permite a utilização desse recurso para pagamento de colaboradores que ocupam outro cargo público. A Sarah foi notificada sobre essa incompatibilidade, e cabe a ela a escolha de qual caminho seguir”, consta trecho da nota.
Ver todos os comentários | 0 |