O Corregedor Nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, e a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Liana Chaib, foram homenageados com a comenda Colar do Mérito Judiciário nesta sexta-feira (09). A honraria, considerada a maior do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), foi concedida em um ato solene no Plenário do Palácio da Justiça, no bairro São Raimundo, em Teresina.
A solenidade teve a presença do presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa, que se referiu a honraria como uma forma de gratidão ao ministro Luis Felipe Salomão, pela sua importância à agenda fundiária do Piauí e na conclusão do concurso público para cartórios. “Nós tivemos todo o apoio do CNJ e conseguimos destravar o concurso, nomear os novos tabeliães. Com isso, nós tivemos condições também de avançar na nossa agenda fundiária (...) Acho que o maior legado da gestão do nosso ministro Luís Filipe Salomão, à frente do CNJ, foi a prioridade que ele deu nessa agenda fundiária e também o apoio que ele deu aos tribunais para que resolvessem esses concursos de cartórios, que já estavam estagnados há anos”, disse o presidente do TJ-PI durante o ato solene.
Em coletiva, o Corregedor Nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, agradeceu a honraria e relembrou como começou a parceria com o estado do Piauí. "Nós iniciamos a trajetória na Corregedoria, há dois anos atrás, com uma inspeção aqui no Tribunal do Piauí. E eu fiz questão de fechar esse ciclo retornando aqui ao Piauí para justamente receber a homenagem. Desenvolvemos muitos projetos importantes e eu fico muito contente", afirmou.
Além disso, o ministro fez uma avaliação de seu trabalho na corregedoria. "Nós identificamos quais eram os problemas, fizemos correições extraordinárias, aplicamos as sanções que têm que ser aplicadas. E também tive a oportunidade, para a minha felicidade, de desenvolver inúmeros projetos de alcance social muito grandes. Regularização fundiária, registro civil para a população mais vulnerável e carente, aplicativo no celular com parceria com os cartórios, onde nós colhemos a manifestação de vontade para doadores de órgãos. Então foi uma trajetória muito positiva, onde eu pude conhecer de perto o judiciário mais profundo. Eu visitei 27 estados, fui com profundidade analisando cada uma das situações. Eu acho que o balanço é muito positivo", analisou.
A solenidade também teve a presença do governador do Piauí, Rafael Fonteles, que comentou sobre a homenagem ao corregedor. "Homens e mulheres do Brasil fazem um bom trabalho em prol do povo brasileiro e do povo Piauíense. É o caso do ministro do STJ, Luiz Felipe Salomão, que recebe essa homenagem aqui do povo do Piauí pelo serviço prestado em várias áreas que envolvem especialmente a segurança jurídica no nosso país e, portanto, no nosso Piauí", disse.
Honraria para Liana Chaib
A ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Liana Chaib, também foi homenageada durante a solenidade e destacou a sua responsabilidade por representar as mulheres no TST. “O sentimento que eu nutro hoje no peito é de muita alegria, de muita honra, também de muita responsabilidade por representar também hoje no Tribunal Superior Piauí, representar todas as mulheres num tribunal onde tem 27 ministros e 7 mulheres. Essa medalha pra mim representa esse acolhimento, todos os ensinamentos que eu aprendi, que eu tive aqui, então é uma grande alegria, uma grande honra”, declarou.
Além disso, a ministra fez uma avaliação de seu trabalho a dois anos no tribunal. “Acho que estamos representando bem o Piauí com a nossa experiência como mulher. É uma ótima e excelente experiência contribuir com o meu pensamento, com as nossas virtudes do estado, com as diferenças. Eu vejo que a Justiça do Trabalho está enfrentando bem alguns desafios, com a legislação, com a reforma, com a questão da uberização, da inteligência artificial. Todos os ministros são muito capacitados, entendem muito bem a realidade e nós estamos fazendo o nosso papel e saindo muito bem”, pontuou.
Ver todos os comentários | 0 |