Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Governador Rafael Fonteles realiza abertura dos Jogos Escolares Piauienses

Nesta edição de 2024, os JEPIs vão contar com um aumento no número de atletas participantes.

Lucas Dias/ GP1 1 / 12 Washington Bandeira Washington Bandeira
Lucas Dias/ GP1 2 / 12 A abertura dos Jogos Escolares Piauienses 2024 ocorreu nesta quinta-feira A abertura dos Jogos Escolares Piauienses 2024 ocorreu nesta quinta-feira
Lucas Dias/ GP1 3 / 12 Os jogos contemplaram 22 modalidades Os jogos contemplaram 22 modalidades
Lucas Dias/ GP1 4 / 12 Maycon Douglas Maycon Douglas
Alef Leão/GP1 5 / 12 Josiene Campelo Josiene Campelo
Reprodução/ Instagram 6 / 12 O evento ocorreu na Arena Verdão O evento ocorreu na Arena Verdão
Reprodução/ Instagram 7 / 12 O evento ocorreu na Arena Verdão O evento ocorreu na Arena Verdão
Lucas Dias/ GP1 8 / 12 O evento também teve modalidades paraoolímpicas O evento também teve modalidades paraoolímpicas
Lucas Dias/ GP1 9 / 12 O evento teve a presença do Governador Rafael Fonteles O evento teve a presença do Governador Rafael Fonteles
Lucas Dias/ GP1 10 / 12 Ginásio Verdão Ginásio Verdão
Lucas Dias/ GP1 11 / 12 Bandeiras durante o evento Bandeiras durante o evento
Lucas Dias/ GP1 12 / 12 Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Piauienses Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Piauienses

O Governo do Estado realizou a cerimônia de aberto dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) e das Paralimpíadas Escolares 2024 na manhã desta quinta-feira (27), na Arena Verdão. O evento foi promovido pelas Secretarias do Esporte (Secepi), da Educação (Seduc) e para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), e contou com a presença do governador Rafael Fonteles.

Durante a cerimônia, a Secretária de Esportes do Estado do Piauí, Josiene Campelo detalhou algumas novidades que a edição deste ano traz. Segundo a secretaria, os JEPIs vão contar com um aumento no número de atletas participantes. Além disso, os jogos também aumentaram a grade de modalidades, passando de 18 para 22.

“Essa integração entre a educação, o esporte, como também a inclusão social aqui em parceria com o CID, com o nosso secretário Mauro. Então, nós vem ampliando os Jogos Escolares. No ano passado, foram em torno de 6 mil atletas. Esse ano, nós temos aí mais de 10 mil atletas participando diretamente dos Jogos Escolares. É uma forma do nosso governo do estado estar oportunizando, levando o esporte cada vez mais, tendo esse alcance para os nossos alunos atletas”, declarou Josiene.


Entre os atletas presentes no evento, estava Maycon Douglas, medalhista dos Jogos Escolares Brasileiros em Luta Olímpica. Ao GP1 Esporte, o jovem de 14 anos relatou que é uma honra ter trazido o título nacional para o Piauí e poder estar representando o estado nas competições nacionais.

“É uma honra muito grande estar aqui agora. Eu nunca pensei que eu chegaria aqui tão alto como a gente está aqui agora. Vou estar aqui representando todos os atletas do nosso Piauí. É uma honra imensa ter trazido esse título para o nosso Piauí. E agora estar aqui representando todos os atletas. É muito orgulho”, disse o jovem.

Desde a edição de 2023, os Jogos Escolares Piauienses vem passando por uma expansão, e em 2024 os jogos trazem o aumento do número de polos para sete, totalizando a participação de 224 municípios do estado. Já as Paralimpíadas passam a ser disputadas no mesmo período dos JEPIs, com ampliação das modalidades que passaram de duas para quatro.

Avaliando o crescimento do evento e o investimento nos esportes, o governador Rafael Fonteles ressaltou a importância da ampliação dos Jogos Escolares Piauienses. Além disso, o governador agradeceu a cooperação da secretaria Josiene Campelo, Washington Bandeira e Mauro Eduardo.

“O apoio ao esporte começa na escola, é essa visão que nós temos, então o apoio ao jogo dos escolares desde o ano passado, esse ano reforçamos, ampliamos, é uma medida importante para a formação desses alunos e alunas e para descobrir grandes talentos que vão estar futuramente no esporte profissional. Então, todo o apoio do governo aos jogos dos escolares do Piauí, de parabéns aqui à secretária Josiene, secretário Washington, secretário Mauro”, afirmou Rafael Fonteles.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, também ressaltou o comprometimento do Governo do Estado em relação ao esporte paraolímpico. “A gente aumentou a participação de atletas paralímpicos nos jogos escolares. Isso mostra que o investimento que o Estado tem feito, por exemplo, no bolso atleta paralímpico, apoiando esses atletas de alto rendimento. Esse ano nós temos cerca de 100 atletas paralímpicos participando da etapa estadual”.

Durante a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Piauienses, o secretário da Educação, Washington Bandeira esteve presente e falou sobre o lançamento do SEDUC Esportiva, que possui o objetivo de levar o esporte educacional a todas as escolas da rede estadual. “E esses investimentos que a SEDUC Esportiva está fazendo, inclui reformas e construções de quadra federativa ou espaço de convivência em todas as escolas”.

Saiba mais sobre os Jepis

Os jogos são o maior evento esportivo escolar do estado do Piauí, com a participação de estudantes de 11 a 17 anos. Os participantes são de escolas estaduais e municipais do Piauí, além de colégios particulares e do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Com a expansão do evento desde 2023, eles passaram a ser disputados em polos por todo o estado, abrangendo os 224 municípios piauienses. Neste ano, as modalidades são: atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, voleibol, vôlei de praia, taekwondo, tênis de mesa, wrestling e xadrez.

Os atletas selecionados representarão o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (Lebs), nos Jogos da Juventude (JUV), na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares e no Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal sub-17. No ranking nacional dos Lebs, o Piauí subiu da posição 11ª, em 2022, para 9º em 2023.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.