O governador Rafael Fonteles, ao lado do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), Ribamar Bastos, anunciaram neste sábado (02), que o rebaixamento da Avenida João XXIII deve ser entregue até o final de julho, com o objetivo de melhorar o trânsito na região.
Na ocasião, os três representantes visitaram a obra, que compreende trecho da BR 343 em um projeto que recebeu R$ 46 milhões em recursos federais. Diante de tamanho projeto, o governador do Piauí não deixou de exaltar o trabalho realizado pela bancada federal piauiense, que desde 2023, vem se integrando cada vez mais com os poderes estaduais e municipais.
“Primeiro eu queria destacar o trabalho do DNIT com apoio do nosso ministro Wellington Dias, da nossa bancada federal, em destravar vários recursos federais que estavam travados. E desde o ano passado, as obras federais, os convênios federais, foram desatados os nós, e a gente tem todas as obras a todo vapor. Entregamos recentemente com o ministro dos Transportes, o viaduto do Mercado do Peixe, e o rebaixamento da Avenida João XXIII, que tudo indica que será inaugurado nos próximos meses, afinal, é uma obra que já está bem avançada”, comentou Rafael Fonteles em tom de otimismo.
Rafael Fonteles ainda destacou que o prazo de entrega não deve passar do início do segundo semestre de 2024, o que também foi reforçado pelo ministro Wellington Dias, estipulando a inauguração para o final do mês de julho. Na oportunidade, ele também falou sobre a importância da união entre os diversos âmbitos do poder público, e que considerado, acima de tudo, algo além da política e partido, só trará benefícios para o Piauí.
Integração com Governo Federal
“Cada centavo que tem do Governo Federal, está lá porque tem por trás um projeto importante, então trabalhamos para garantir que a gente não perca nenhum centavo, e tenha o máximo de agilidade. Para isso, até o final de julho a gente poder entregar essa importante obra para o Piauí, para o Nordeste e para o Brasil. Antes era um poder Central anti-Piauí, e agora com a posse do presidente Lula, nós temos não só uma integração maior da bancada federal, e temos o governo federal empenhando o máximo de esforço para o máximo de liberação. Digo isso para realçar a importância dessa integração estadual, municipal e federal, sem olhar o partido, afinal tudo aqui é Piauí”, reforçou o ministro.
Duplicamento até a Estaca Zero
Durante entrevista ao GP1, o superintendente do DNIT, José RIbamar Bastos, esclareceu sobre os próximos passos das obras que pretendem melhorar cada vez mais o fluxo de veículos pelas rodovias federais do Piauí, especialmente aquelas que ligam municípios do interior à capital.
"Essa obra faz parte de um contexto que o DNIT tirou do papel, que vem desde Campo Maior, com a elaboração do projeto executivo que está em andamento do contorno rodoviário da cidade, à duplicação entre as cidades de Campo Maior e Altos. Nos próximos meses será lançado edital para a obra de duplicação entre Altos e Teresina. Isso aqui faz parte desse contexto para desafogar o trânsito caótico que tem nessa rotatória, e também na saída sul de Teresina no sentido Demerval Lobão, com a duplicação até Demerval Lobão e depois faremos até Monsenhor Girl, até chegar à Estaca Zero", pontuou Ribamar Bastos.
Ver todos os comentários | 0 |