A Secretaria de Estado dos Esportes (Secepi) realizou na manhã desta quinta-feira (17), a solenidade de assinatura dos termos de compromisso dos contemplados do programa Bolsa Atleta. O evento reuniu atletas e treinadores piauienses, junto à presença da secretária de esportes Josiane Campelo e do secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo. Neste ano, o programa aumentou o número de beneficiados e o valor pago aos atletas, paratletas e técnicos.
Ao todo 100 bolsas foram disponibilizadas, sendo 80 para atletas e 20 para técnicos, que se inscreveram no site da Secretaria de Esportes do Estado. Porém, de acordo com a secretária da Secepi, Josiane Campelo, apenas 80 foram aprovados para receber o Bolsa Atleta, por conta dos critérios de aprovação.
“Nós tivemos no total 100 bolsas disponíveis, porém, por conta dos nossos critérios, nós vamos ter 64 atletas aprovados e também 16 técnicos. É importante frisar que nós temos alguns critérios e que seguimos rigorosamente por ser um programa sério do Governo do Estado e da Secretaria dos Esportes. Então acho que é a primeira iniciativa serve também de exemplo para que no próximo ano os nossos atletas possam se capacitar melhor para que essas informações cheguem e eles consigam ser contemplados”, declarou Campelo.
Um dos pontos colocados em pauta durante a assinatura dos termos de compromisso, foi a importância do programa abranger atletas paralímpicos. Segundo o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o Bolsa Atleta auxilia na compra de novos equipamentos e alimentação destes atletas. “O Bolsa Atleta é um recurso que vai ajudar esses atletas, esses paratletas. Por exemplo, fazer aquisição de equipamentos, ajudar na alimentação, ajudar no sustento para que eles possam ter uma melhor condição de treinamento e, assim, representar bem o estado do Piauí, tanto em competições nacionais, como competições internacionais. Então, a gente fica muito feliz participando desse momento, pois também os atletas paralímpicos serão beneficiados com duas atletas”, contou o secretário.
Por conta do Bolsa Atleta, o jovem paratleta, Davi Luís, conseguiu fazer as viagens para as suas competições e ressaltou a importância do programa para seguir auxiliando os atletas nesta modalidade.“O Bolsa Atleta vai trazer uma melhora para a gente, porque auxilia nas competições, onde precisamos de recurso e são várias no ano. E para estimular a gente, porque, às vezes, a gente não consegue apoio das secretarias, mas o bolsa atleta pode estar ajudando nos gastos que temos nas viagens”, afirmou o atleta.
Ver todos os comentários | 0 |