Cinco piauienses foram até Cuiabá, no Mato Grosso, para a disputa do Troféu Brasil de Atletismo 2023. Dentre os representantes do Piauí, Letícia Lima e Cristiane dos Santos foram as que mais se destacaram. Nilson de Sousa, treinador das velocistas, afirmou ao GP1 Esporte que suas atletas foram muito bem, considerando que a competição foi bastante forte, com marcas de índice olímpico e campeonatos mundiais.
“A Letícia foi o maior destaque, com a marca de 23,37s nos 200m, realizando sua maior marca na carreira. Nos 400m, também fez sua melhor marca 52,36s, sendo a terceira marca do Brasil na temporada, mas infelizmente houve uma desclassificação, pois, um árbitro informou que ela pisou na linha da raia. Porém mesmo acontecendo, saímos felizes da competição por ela ter feito grandes marcas. A Cristiane correu a melhor marca dela na temporada, mas não foi para a final do 400m, mas foi medalhista no revezamento 4x400, com a equipe dela sendo a terceira melhor do Brasil”, ressaltou Nilson de Sousa.
João Henrique, uma grande promessa do Piauí na competição e atleta de Nilson de Sousa, acabou sofrendo uma infecção intestinal e não pôde correr na prova dos 400m. Ele apenas conseguiu competir nos 200m, mas ainda debilitado, não chegou à final. “A equipe do João e Letícia teve atletas vice-campeões no feminino, masculino e geral”, afirmou o técnico.
Letícia Lima, Cristiane dos Santos e João Henrique não de equipes do Piauí, mas treinam com Nilson de Sousa, no Campus da UESPI, em Teresina. Outra atleta que também é treinada por ele é Joelma, que é atleta do Praia Grande. “Ela o revezamento da equipe e entregou na frente, mas não chegou a subir no pódio. Então esses são os resultados dos quatro atletas que treinam com a gente”, finalizou o treinador.
O último piauiense é Augusto César, que treina com Jefferson Cerqueira no Campus da UFPI em Teresina. O atleta não conquistou uma medalha, mas chegou às semifinais e conseguiu fazer o melhor tempo de sua carreira nos 400m.
O Troféu Brasil de Atletismo é a maior competição do país, servindo para formar a delegação brasileira na temporada. Além disso, é uma das últimas competições para os atletas confirmarem a pontuação e/ou índice para o Mundial, além de ser uma seletiva para a equipe do Sul-Americano. O torneio reuniu 750 atletas (322 mulheres e 438 homens) de 120 clubes de todas as regiões do país.
Ver todos os comentários | 0 |