Na manhã desta segunda-feira (17), o Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) lançou os Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) de 2023, competição que reúne diversas modalidades do esporte envolvendo jovens de 12 a 17 anos de todo o estado do Piauí. O grande diferencial do evento deste ano é a presença dos esportes paraolímpicos.
A novidade foi anunciada pela Secretária dos Esportes, Josiane Campelo, que ressaltou a importância do JEPIs para promover a inclusão social e o espirito esportivo. “Os jogos escolares não são apenas uma competição esportiva, mas também ajuda na qualidade de vida dos nossos jovens e crianças, como também promove a inclusão social. O JEPIs é uma etapa fundamental para preparar os jovens para as etapas municipais, estaduais e nacionais. E este ano temos grandes novidades, com a inclusão da paraolimpíada”, declarou a secretária.
O praticante de basquete de cadeira de rodas, Wagner Vasconcelos, conversou com o GP1 Esporte e falou sobre a importância que do JEPIs agora poder contar com uma categoria voltada para o esporte adaptado Segundo ele, é uma conquista grande e que traz mais visibilidade para as pessoas com deficiência.
“Uma conquista muito grande, mais uma vitória do esporte, incluindo o esporte adaptado. É uma briga que a gente traz a muito tempo, e devagarzinho estamos conseguindo nossos espaços. Terenos mais visibilidade, para outras pessoas com deficiência verem que estar em uma cadeira de rodas não significa que a vida acabou, mas sim um recomeço de uma forma diferente”, pontuou Wagner.
Vão poder participar das paraolimpíadas do JEPIs jovens de 12 a 17 anos de idade, das escolas públicas e particulares do estado. Ao todo serão 12 modalidades para a etapa estadual paraolímpica, sendo elas dividas em coletivas e individuais.
Coletivas: Futebol de sete, Vôlei sentado, Futsal de cinco, Futsal e Basquete em cadeira de rodas.
Individuais: Atletismo, Bocha, Natação, Paradminton, Tênis de Mesa, Capoeira e Ginástica Rítmica.
Ver todos os comentários | 0 |