O Tribunal Popular do Júri condenou o caseiro Marcos Barbosa da Silva, vulgo Marcos Baiano, pelo assassinato do também caseiro Fernando Gerônimo da Silva em janeiro de 2017 em uma fazenda na zona rural de Teresina. Baiano foi condenado a 12 de anos de prisão em julgamento que ocorreu na segunda-feira (27).
A sessão foi presidida pela juíza substituta Daiane de Fátima Soares Fontan Brandão, da 2º Vara do Tribunal do Júri de Teresina.
No julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade das lesões sofridas pela vítima, a autoria dos disparos desferido contra a vítima pelo réu e a qualificadora, além de ter negado a absolvição.
Marcos Baiano foi condenado pelo crime de homicídio qualificado (motivo fútil), em regime fechado. O réu está preso e foi negado a ele o direito de recorrer em liberdade.
Denúncia
Conforme denúncia do Ministério Público do Estado do Piauí, Fernando trabalhava como caseiro em uma fazenda localizada no povoado Campestre e percebeu que vinham ocorrendo furtos de porcos da propriedade, que, segundo ele, foram realizados por Marcos Baiano, caseiro da fazenda vizinha.
A vítima então foi até a Delegacia de Polícia registrar boletim de ocorrência. Com isso, policiais foram até a casa de Marcos Baiano para realizar buscas, contudo ele não se encontrava no local. Ao ficar sabendo da denúncia, no dia 15 de janeiro de 20217, o acusado ficou bastante irritado e armado com uma espingarda foi até a vítima, que se encontrava em um bar da localidade.
Os dois iniciaram uma discussão verbal, mas, em razão da presença de populares, o acusado deixou o local. Entretanto, Marcos ficou "de tocaia", esperando a vítima deixar o bar, para, assim, realizar matá-la.
“Quando Fernando Geronimo dirigiu-se até a fazenda da qual era caseiro, o denunciado, utilizando-se de sua espingarda, efetuou um disparo nas suas costas (da vítima), que, em razão disso, faleceu ainda no local do crime. O acusado, por sua vez, empreendeu fuga em sua motocicleta Honda Broz cor laranja”, diz trecho da denúncia.
Ver todos os comentários | 0 |