A Federação de Futebol do Piauí (FFP) definiu os últimos ajustes do formato e dos grupos do novo modelo de disputa do Campeonato Piauiense 2024 em arbitral realizado no final da tarde dessa terça-feira (07). A reunião contou com a presença dos dirigentes dos oito clubes da primeira divisão do estadual. A competição tem início previsto para o dia 14 de janeiro, segundo a FFP.
Como já apresentado anteriormente pela entidade, as oito equipes foram divididas em dois grupos. A divisão dos grupos foi feita de acordo com a posição na tabela de 2023, determinando a seguinte disposição:
Grupo A: River, Altos, 4 de Julho e Picos;
Grupo B: Fluminense-PI, Corisabba, Oeirense e Parnahyba.
De acordo com a entidade, o novo formato visa se adequar ao calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além disso, tem a expectativa de que a competição seja mais curta e que termine antes das competições nacionais.
Entenda o novo formato
Neste novo formato, durante a primeira fase as equipes de cada grupo jogam entre si em turno e returno, totalizando seis jogos para cada equipe. Já na segunda fase, os clubes dos dois grupos se cruzam em jogos de ida e volta. Por exemplo: o primeiro colocado do Grupo A enfrenta o quarto colocado do grupo B, e assim por diante.
Após estas duas fases, as quatro melhores equipes, ou seja, as que tiverem mais pontos, avançam para as semifinais da competição, com jogos de idade e volta. Os melhores seguem para a final, que também será decidida em duas partidas, em caso de empate o título vai ser decidido nos pênaltis.
Rebaixamento e vaga em competições nacionais
Os rebaixados vão ser decididos após a segunda fase, com as duas equipes que tiveram as piores campanhas entre os oito clubes que disputam a competição. Já o campeão e o vice garantem vaga na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. Para a Copa do Nordeste, somente o campeão garante vaga.
Ver todos os comentários | 0 |