O presidente municipal do PSDB em Teresina, vereador Edson Melo, falou o que pensa sobre a atual situação do transporte público em Teresina. Para ele, não haverá melhoria alguma durante a atual gestão municipal.
As declarações foram dadas ao GP1, dias após a audiência pública em que o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) apontou diversos defeitos no transporte público teresinense, realizada na manhã da última quarta-feira (08).
“Eu não acredito em nenhuma solução que parta dessa atual gestão. Nós temos um prazo de pouco mais de um ano [para o fim do mandato 2020-2024], mas eu não acredito, porque tem que ter confiabilidade”, pontuou Edson Melo.
O vereador também comentou que esteve na audiência do TCE-PI. Segundo ele, o problema do transporte público em Teresina é muito fácil de resolver. "Era mais difícil anteriormente, hoje as coisas são bem mais fáceis de ser solucionadas. Antes, não se tinha o controle perfeito do sistema, os quantitativos eram incorretos, imprecisos sobre a operação do sistema", explicou.
Para ele, que já foi secretário de Transportes de Teresina durante a gestão de Wall Ferraz (de 1986 a 1988), a tecnologia permitiu mensurar dois dados essenciais: a quilometragem rodada e o número de passageiros. "Hoje, a tecnologia permitiu isso. Tem o sistema de bilhetagem facilmente controlado através de instrumentos tecnológicos, que lhe dão a quantidade exata de passageiros, bem como você tem um sistema que lhe dá precisão na quilometragem rodada por cada ônibus”, finalizou o vereador tucano.
Audiência pública do TCE
O tribunal realizou audiência pública na manhã da quarta-feira (08), onde apontou diversas deficiências do transporte público de Teresina. Entre elas, o custo para que os ônibus circulem, que chega a aproximadamente R$ 14 milhões por mês, enquanto o sistema arrecada apenas R$ 9 milhões, um déficit de R$ 5 milhões.
Além disso, o Relatório de Auditoria Complementar elaborado pela Diretoria de Fiscalização de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (DFINFRA) apontou que aos sábados há uma redução de 50% na frota em relação aos dias úteis e aos domingos a redução chega a 87%, quando apenas 34 veículos circulam em média.
Medidas apontadas
Segundo o relatório, a ordem de serviço ideal para atender a população teresinense teria que ser de 324 ônibus para atender as 2,2 milhões de pessoas que fazem uso de ônibus, considerando um mês inteiro. O custo para atender a essa demanda seria de R$ 14,19 milhões/mês, dos quais R$ 2,68 mi custeariam as frotas da zona norte, R$ 3,28 mi seriam para a zona leste, R$ 3,33 mi para a zona sudeste e R$ 4,90 mi para a zona sul.
Posicionamento do Strans
O superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), Bruno Pessoa, rebateu as falas do vereador Edson Melo, dizendo que avançou na questão do transporte público, em relação ao que foi entregue.
“O vereador Edson Melo representa o PSDB. O PSDB, do prefeito Firmino Filho, entregou para a administração do prefeito Dr. Pessoa o transporte público transitando apenas 130 ônibus, aqui em Teresina. Hoje, nós estamos com 280 ônibus transitando na capital e o dobro de viagens em comparação com aquele momento. Já avançamos muito no transporte público. Então, não é que o prefeito [Dr. Pessoa], vai melhorar. Ele já melhorou, já dobrou a melhoria do que foi recebido pelo PSBD, do Dr. Edson Melo e, com certeza, no próximo ano, vamos melhorar ainda mais”, disse Bruno Pessoa.
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