Após o Internacional Series, que reuniu mais de 75 atletas de oito países, Teresina recebe agora a V Etapa do Circuito Nacional de Badminton. O evento ocorre no Complexo de Badminton da UFPI e terá jogos até o dia 25 de setembro. Com atletas das categorias Principal e Jovens (sub-19, Sub-17, Sub-15, Sub-13 e Sub-11). O torneio reúne os 11 melhores atletas no ranking nacional e garante aos campeões vagas no Sul-Americano, que acontece em dezembro, em Lima, no Peru.
Nossa reportagem conversou com Renan Melo, atleta do Rio de Janeiro que disputa na categoria Simples e nas Duplas, com seu parceiro Diego. Com um boa caminhada durante a temporada, chegando as finais no Amazonas, Renan vê na competição a oportunidade para cavar sua vaga nas competições continentais.
“Esse torneio é fundamental para o fim do ano. Eu fui finalista no Amazona e acabei de pontuar como cabeça de chave número 1. Então este torneio está sendo uma oportunidade de eu me estender no ranking e ter a garantia de chegar no Sul-americano e no pan-Americano em 2023 que é o meu objetivo principal. Meu objetivo final é ser campeão na dupla masculina sub-19, um título que eu estou há bastante tempo buscando e ainda não consegui, pois, meus adversários estão sendo muito competentes. Mas eu acredito que neste torneio eu possa ter uma chance bem clara de ser campeão com a minha dupla, Diego e eu espero que também vencer no simples para me estender no ranking sub-19”, afirmou Renan.
Referência no cenário nacional da modalidade, o Piauí segue revelando atletas para o badminton brasileiro. Além de Juliana Viana, Francicleiton Farias, Sâmia Lima, agora é a vez de Maria Clara, atleta do Joca Claudino. Questionada sobre a pressão que é atuar em casa e muitas vezes com amigos, ela não tem abre mão da competitividade.
“Ao mesmo tempo confortável e um pouco pressionada por dever de estar em casa e ter que ganhar. Eu estou sentindo nervosismo, mas também confiança de que eu trabalhei bastante e vou conseguir trazer bons resultados. Muito importante este campeonato para quem quer ir para o Sul-Americano e eu espero trazer as três medalhas de ouro. Dentro da quadra não existe muita amizade, porque a gente tem que ganhar e dar o nosso melhor”, disse Maria Clara.
Olho na seleção
Técnica da Seleção Brasileira Júnior, Norma Rodrigues celebrou mais um importante evento no Piauí. Com os olhos atentos aos talentos que podem compor a seleção, a técnica vê um bom trabalho pela frente.
"Dos (eventos) nacionais este é o mais importante, que é o top-16, que reúne a nata dos atletas nacionais melhores ranqueados. E a gente receber ele na nossa casa, nosso CT, no Piauí, que o badminton é uma referência é mais uma vez uma satisfação e uma forma da gente celebrar o esporte. Me dá um trabalho. Aqui a gente tem 166 atletas, 66 meninas e 100 homens e os campeões diretamente já estão classificados para o Sul-Americano que vai acontecer em Lima, no Peru, em dezembro, o restante a gente vai convocar, então é bem delicado a avaliar um atleta somente em competição, mas infelizmente a gente está aqui para ajudar e também os analisar. Eu acredito que todos estão muito bem preparados, estamos no segundo semestre, fim de temporada, todos estão realizando excelentes trabalhos, mas para a gente é um trabalho e uma satisfação muito grande estas dúvidas", disse Norma.
Ver todos os comentários | 0 |