O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, entregou o novo Centro de Controle Operacional (CCO), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), nesta quinta-feira (25). O evento contou com representantes do Ministério da Justiça, gestores do município e agentes de trânsito.
Segundo o chefe do executivo municipal, até o fim do ano, o centro contará com 470 câmeras espalhadas por toda cidade. A prefeitura investiu cerca R$ 26 milhões, com intuito de tornar Teresina uma das cidades mais modernas no que diz respeito à mobilidade e segurança no trânsito do Brasil. A nova sala de monitoramento possibilitará a fiscalização semafórica, dentre outros benefícios.
As câmeras ainda terão serventia de colaborar com a segurança pública, pois colaborará com a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar do Piauí, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militares e Polícia Civil do Piauí, por meio das delegacias especializadas. Outros benefícios como comunicar a população em tempo real com informações de interesse coletivo, aumento na segurança de veículos e pedestres, gerenciamento de fluxo de veículos e do tempo de viagem nas principais vias poderão ser observadas nos próximos meses. O gestor municipal ressaltou o quão importante é o novo Centro de Controle, que é administrada por um consórcio.
“Minha impressão, em um primeiro momento, foi excelente, quando entramos na administração municipal existia somente um ‘embrião’, o início de uma ideia, um esboço do que era para ser, este centro operacional e de monitoramento vai, em muito, auxiliar na segurança do município. Portanto, estamos vendo a conclusão da obra, que beneficiará, inclusive, cidades circunvizinhas. Daqui, poderemos monitorar absolutamente tudo, desde as paradas de ônibus até a movimentação do transporte público. Teresina ganha com isso. É mais proteção, é mais segurança”, ressaltou o prefeito.
Durante a apresentação da estrutura da sala de controle do novo centro de operações, o superintendente da Strans, Cláudio Pessoa, explicou como deve funcionar e, principalmente, como as centenas de câmeras espalhadas cidades irão auxiliar outros órgãos com informações precisas e em tempo real sobre o que estiver acontecendo na cidade e, assim, traçar melhores estratégias na resolução de crises e problemas rotineiros.
“Estamos animados com a construção desse centro, ele vai contribuir para a mobilidade urbana, tão quanto para a mobilidade humana, tudo isso, por meio das tecnologias que foram apresentadas nesta manhã. As soluções tecnológicas vão desde sistemas integrados, quanto às câmeras de monitoramento e sensores espalhados pela cidade. A partir de agora, poderemos auxiliar, no tráfego de veículos, e auxiliar órgãos de meio ambiente e saúde. Exercendo assim nossa função com primazia, consequentemente, melhorando a vida dos nossos munícipes”, explicou Cláudio Pessoa.
Ver todos os comentários | 0 |