A Polícia Federal deflagrou nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (02), a “Operação Não Seja um Laranja”, com objetivo de desarticular organizações criminosas voltadas à prática de fraudes em instituições bancárias.
Segundo a PF, estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão no Piauí, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal.
No Piauí, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Teresina. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos diversos documentos e cartões bancários em nome de terceiros, que indicam o uso em fraudes.
Investigação
As investigações tiveram início após a PF detectar que nos últimos anos houve um aumento da aplicação de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais emprestam suas contas bancárias mediante pagamento. Segundo a PF, essa cessão das contas possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas.
A PF estima que o montante de fraudes bancárias eletrônicas investigada totaliza R$ 18,2 milhões.
De acordo com a Polícia Federal, as pessoas que cedem suas contas bancárias para receber transações fraudulentas são conhecidas como “laranjas” e provocam dano considerável aos cidadãos pelo potencial ofensivo do tipo conduta delitiva.
Crimes
Os investigados devem responder por associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso e falsidade ideológica, cujas penas podem somar mais de 20 anos de prisão.
Ver todos os comentários | 0 |