A desembargadora Liana Chaib, do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT 22), tomou posse na Academia Piauiense de Letras Jurídicas (APLJ), durante sessão solene realizada na noite desta sexta-feira (12) no auditório do TRT, na zona leste de Teresina.
Liana Chaib vai ocupar a cadeira de número 21, que tem como patrono seu pai, o jurista Jorge Azar Chaib, fundador da academia, falecido no ano de 2010. Em entrevista ao GP1, a desembargadora ressaltou que sua posse é um momento de dupla alegria, tanto pela realização pessoal, quanto pela lembrança do pai.
“Esse momento é de uma emoção muito grande, representa o sucesso de uma vida de estudos, mas muito mais o sucesso do meu pai, que me deixou como legado essa tocha que pertence à Academia Piauiense de Letras Jurídicas. Meu pai fundou essa academia, juntamente com mais seis professores, e hoje eu tenho a honra, tenho a responsabilidade de carregar essa tocha e carregar mais alto ainda para que ele possa se orgulhar de mim”, declarou Liana Caib.
Ainda segundo desembargadora do TRT, ela decidiu seguir na carreira jurídica por influência do pai. “As pessoas normalmente tem certa dificuldade em escolher a profissão, mas eu não tive, porque ele já me inseriu no contexto do direito, então foi uma coisa muito natural para mim”, colocou.
Com a palavra, a presidente da APLJ, Fides Angélica Ommati, enfatizou que espera de Liana Chaib a mesma dedicação de seu pai. “Refiro-me a este momento como um momento muito especial, com a posse na cadeira que tem como patrono não o seu pai, Liana. A honra, o destaque que merece é que esta cadeira tem como patrono o idealizador da nossa academia, que ainda em vida teve a satisfação de receber a homenagem dos seus pares com o título de presidente de honra da academia. Portanto, ele não é apenas mais um patrono, ele é o presidente perpétuo, sei da sua emoção”, frisou.
O desembargador Téssio Torres, recém-empossado no TRT, ressaltou que o ingresso de Liana Chaib na academia enaltece a magistratura trabalhista no Piauí como um todo.
“Isso faz apenas jus a brilhante jurista que ela é, que tem uma tradição familiar, seu pai também, o professor Jorge Chaib, um renomado jurista do nosso estado, então ela está apenas dando continuidade ao legado deixado pelo seu pai, e muito honra em especial a magistratura trabalhista da qual eu faço parte. Eu me sinto honrado com o ingresso da desembargadora Liana Chaib nessa cadeira”, finalizou o desembargador Téssio Torres.
Currículo
Doutora e Mestre em Direito Constitucional, Liana Chaib se graduou em Direito em 1984, iniciando o curso em Minas Gerais e concluindo na Universidade Federal do Piauí. Foi nomeada no TRT da 22ª Região em 2001. Foi presidente da corte por duas oportunidades, nos biênios 2004/2006 e 2018/2020. Antes disso, havia sido juíza do Trabalho.
Liana Chaib também é professora de Direito Administrativo na Universidade Estadual do Piauí.
Ver todos os comentários | 0 |