Em entrevista ao GP1, o titular do 13º Distrito Policial, delegado Odilo Sena, revelou nesta terça-feira (12) que a Polícia Civil do Piauí vai contar com uma Delegacia de Defraudações para investigar e combater casos de fraudes em órgãos públicos e empresas privadas. A nova unidade será criada após o resultado da Operação Hidra de Lerna, que apurou um esquema de aquisição de veículos com notas fiscais frias e que ocorreu por solicitação da Procuradoria Jurídica do DETRAN-PI.
De acordo com Odilo Sena, a criação da nova unidade policial já ficou acertada durante reunião com o delegado geral da Polícia Civil, Luccy Keiko e deve seguir o modelo de alguns estados que já possuem investigações nessa especialidade.
“Tive uma conversa com o delegado geral da Polícia Civil, nessa segunda-feira, e ficou acertada a criação dessa delegacia e eu vou ser o titular. Nós vamos formar uma equipe, que parte dela será formada pelo pessoal que trabalha comigo e vai se juntar com outras pessoas. O nosso intuito é montar a Delegacia de Defraudações a nível de Estado, que cobre todo o Piauí. Então, as causas menos complexas ficarão com as delegacias distritais. Eu vou ainda fazer a minuta, falar com o delegado geral novamente, pegar experiência de outros estados que já possuem essas delegacias e fazer uma aqui, dentro dos nossos moldes”, destacou o delegado.
Entenda a atuação da nova delegacia
Para nossa reportagem, o delegado Odilo Sena detalhou que a Delegacia de Defraudações vai atuar no mesmo seguimento da Operação Hidra de Lerna, porém, com investigações em demais órgãos públicos e até em casos de fraudes em empresas privadas.
“Queremos que tudo logo esteja formalizado, com a equipe completa para iniciarmos as novas investigações sobre o Detran. Então, vamos até trabalhar muito com a DRCI [Delegacia de Repressão de Crimes Virtuais] e tudo que envolver defraudações, fraudes relacionadas e órgãos públicos e até empresas, nós vamos trabalhar nisso”, detalhou Odilo Sena.
Conclusão em 30 dias
Após a reunião com o delegado geral da Polícia Civil, ficou acertada que a nova delegacia especializada seja criada em até 30 dias. Após o prazo, a unidade será oficializada por meio de portaria e a equipe será formada por policiais que já aturam no 13º DP, com outros agentes que serão chamados.
Ver todos os comentários | 0 |