A vereadora Thanandra Sarapatinhas afirmou neste sábado (04), por meio de nota à imprensa, que vai permanecer no Patriota e somente sairá da sigla na próxima janela partidária, em 2024. A decisão da parlamentar ocorre após a Procuradoria Regional Eleitoral ser contra sua desfiliação em perda de mandato.
Thanandra destacou em nota que lamenta a situação, pois outros colegas parlamentares conseguiram sair de partidos anteriores e não sofreram problemas com as siglas. Devido ao parecer, a vereadora desistiu de disputar o pleito eleitoral deste ano.
Entenda
A vereadora ingressou com uma ação declaratória de justificação de desfiliação partidária no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), alegando que vem enfrentando dificuldades dentro do partido, sofrendo perseguições por parte de integrantes do diretório e demais filiados, que resultaram, inclusive, no ajuizamento de ações de indenização por danos morais.
Em parecer juntado nessa sexta-feira (03) aos autos, o Procurador Marco Tulio Lustosa Caminha afirmou que não há qualquer documento que demonstre de forma clara e segura a prática de condutas por dirigentes partidários que implicariam em tratamento flagrantemente discriminatório contra a vereadora.
Confira a nota na íntegra
A respeito do parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), a vereadora Thanandra Sarapatinhas informa que, na época, entrou com a ação com o objetivo de desfiliar-se do Patriotas para ser pré-candidata nas eleições estaduais de 2022. A parlamentar informa que desistiu do projeto de pré-candidatura neste ano e, portanto, já tinha decidido permanecer na sigla até poder sair legalmente.
Sendo assim, esperará o pleito de 2024, quando usará a janela partidária para realizar a troca de legenda. Thanandra Sarapatinhas ainda lamenta a situação, uma vez que diversos vereadores homens, através de acordos, conseguiram a liberação dos diretórios estaduais e municipais para deixarem os seus partidos, a fim de migrarem para legendas que lhes dessem chances competitivas no pleito eleitoral.
A parlamentar reitera o seu compromisso em promover políticas públicas para a causa animal na jurisdição que lhe for possível, bem como destaca a importância da participação de mulheres nas eleições para o exercício pleno da democracia.
Ver todos os comentários | 0 |