O Instituto de Negócios do Piauí (INPI) emitiu, nesta quinta-feira (02), uma nota de esclarecimento sobre o corte de energia no Shopping da Cidade na tarde da última terça-feira (31), classificando a suspensão do serviço como um equívoco.
Na nota, o instituto afirmou que nunca descumpriu o acordo firmado com a prestadora de serviços de energia, feito durante a pandemia da covid-19 para o pagamento de uma dívida de aproximadamente R$ 300 mil, que atualmente está em torno de apenas R$ 90 mil.
“O INPI destaca que em virtude da pandemia foi realizada uma negociação com a Equatorial Energia Piauí e desde que o acordo foi firmado, o Shopping da Cidade nunca deixou de cumprir com o mesmo. O INPI ressalta ainda que no referido acordo ficou acertado, que mesmo com o vencimento da fatura para o dia 28 de cada mês, o Shopping da Cidade efetuaria o pagamento da mesma no dia 05 do mês subsequente e desde então este era o procedimento que estava sendo realizado. Entretanto, por algum equívoco por parte da empresa prestadora do serviço, o Shopping da Cidade acabou tendo o fornecimento de energia suspenso por algumas horas, tendo o mesmo sido restabelecido ainda na manhã da terça”, diz a nota.
O instituto ainda reiterou que o empreendimento é autossustentável e se mantém apenas com os recursos pagos pelos permissionários.
Entenda o caso
A energia do Shopping da Cidade foi cortada na tarde da última segunda-feira (30) por suposta falta de pagamento da conta de energia do local. O fornecimento de energia foi retomado na manhã da terça (31). Os permissionários que trabalham no local informaram ao GP1 que a dívida do Shopping com a Equatorial Piauí chegou a mais de R$ 300 mil.
A Equatorial Piauí informou que a suspensão do fornecimento da unidade consumidora foi acarretado por inadimplência das faturas de energia. A empresa destacou que tal procedimento aconteceu após envio de notificação formal à administração do espaço, conforme estabelece a Resolução 1.000/2021 da Aneel.
Confira a nota do INPI na íntegra
O Instituto de Negócios do Piauí (INPI) vem a público esclarecer algumas informações divulgadas pela imprensa sobre a suspensão no fornecimento de energia elétrica do prédio do Shopping da Cidade, ocorrida no final da tarde da última segunda-feira (30/05). O INPI destaca que em virtude da pandemia da COVID-19 foi realizada uma negociação com a Equatorial Energia Piauí e desde que o acordo foi firmado, o Shopping da Cidade nunca deixou de cumprir com o mesmo.
O INPI ressalta ainda que no referido acordo ficou acertado, que mesmo com o vencimento da fatura para o dia 28 de cada mês, o Shopping da Cidade efetuaria o pagamento da mesma no dia 05 do mês subsequente e desde então este era o procedimento que estava sendo realizado. Entretanto, por algum equívoco por parte da empresa prestadora do serviço, o Shopping da Cidade acabou tendo o fornecimento de energia suspenso por algumas horas, tendo o mesmo sido restabelecido ainda na manhã da terça-feira (31/05). O INPI esclarece ainda que o referido débito é de 90 mil reais e não de mais de 300 mil reais, como foi divulgado em alguns veículos de comunicação.
O Instituto de Negócios do Piauí reitera que o Shopping da Cidade é um empreendimento autossustentável, ou seja, se mantém apenas com a receita oriunda do pagamento das taxas pagas pelos próprios permissionários. Essa receita arrecadada é utilizada mensalmente para a manutenção do prédio, bem como, de seus serviços essenciais: segurança, limpeza, pagamento das contas de água, luz e salário dos colaboradores entre outras despesas, e que apesar das dificuldades financeiras enfrentadas, em especial, pelo alto índice de inadimplência, a administração vem trabalhando incessantemente para efetuar todos os pagamentos em dias e realizar melhorias no espaço.
O Instituto de Negócios do Piauí se coloca à inteira disposição para prestar qualquer esclarecimento que se faça necessário.
Atenciosamente,
Instituto de Negócios do Piauí.
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