Entra em vigor nesta segunda-feira (28), a quarta etapa de flexibilização do decreto assinado pelo prefeito Dr. Pessoa, que desobriga o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados em Teresina. O documento foi assinado no dia 7 de março.
Na nova etapa de flexibilização, a obrigatoriedade do uso de máscara está revogada até mesmo em ambientes fechados, incluindo escolas e academias, ficando mantidas as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal.
Mesmo com a liberação, as recomendações do uso de máscara serão mantidas em indivíduos com maior risco de desenvolver formas graves da covid-19 (idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, transplantados e portadores de câncer, acidente vascular cerebral, doença renal crônica, doenças pulmonares crônicas, cardiopatia grave, hepatopatia crônica, diabetes mellitus não controlado e obesidade), bem como em indivíduos com indicação médica de manter o uso ou que, por decisão individual, prefira manter o uso.
Também será mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras nas pessoas com sintomas da doença, que testem positivo ou que tiveram contato com indivíduo com covid-19.
Quarta etapa foi autorizada pelo COE da FMS
No sábado (26), o Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou nota informando que os indicadores epidemiológicos seguem apontando baixo nível de transmissão da covid-19 na Capital e por isso a quarta etapa do plano de flexibilização está mantida.
Segundo os indicadores da 12ª semana epidemiológica de 2022, apenas 02% dos leitos hospitalares de Teresina estão ocupados por pacientes com covid-19. Além disso, a proporção atual é de 8 casos por 100 mil habitantes e 3 internações por 100 mil habitantes.
Decreto estadual
No Piauí, o governador Wellington Dias assinou no sábado (26) decreto que retira a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra a covid-19 em locais abertos.
Ver todos os comentários | 0 |