Mesmo depois que o Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI) decidiu pela manutenção da orientação para o uso de máscaras em ambientes abertos no estado, o decreto assinado pelo prefeito Dr. Pessoa que retirou essa exigência continua valendo em Teresina.
Isso porque o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ainda em abril de 2020 que os prefeitos e governadores têm autonomia para tomar decisões sobre as medidas de combate à covid-19. O próprio governador Wellington Dias em entrevista recente afirmou que "cada município tem suas regras de autonomia”.
Além de Teresina, o uso de máscaras em locais abertos já deixou de ser obrigatório nas capitais: Rio de Janeiro, São Luís, Cuiabá, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Goiânia, Porto Alegre e Florianópolis.
Decreto da Prefeitura de Teresina
O decreto que desobriga o uso de máscaras em ambientes abertos em Teresina foi assinado pelo prefeito Dr. Pessoa, no dia 7 de março.
A obrigatoriedade do uso de máscara permanecerá em transportes públicos e veículos de pequeno porte destinados ao transporte de passageiros. A flexibilização seguiu o que revelam os indicadores científicos levantados pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) Municipal.
Ver todos os comentários | 0 |