O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (09) com secretários, na Saad Norte, no bairro Matadouro, para discutir ações conjuntas de prevenção a desastres relacionados ao período chuvoso.
“Toda a administração tem um plano geral para a normalidade e para as fases de emergência, catástrofes e como estamos achando que vai chover de maneira torrencial, como foi no ano passado, nós estamos discutindo ações preventivas”, declarou Dr. Pessoa.
O prefeito destacou ainda que alguns fatores impedem que a prefeitura tome medidas com maior rapidez. “Algumas coisas nós já fizemos, só não fizemos mais porque tem o ser humano no meio que às vezes não quer, tem a Justiça, e isso tudo atrapalha que a gente aja com mais rapidez, mas estamos agindo”, pontuou Dr. Pessoa.
“Aqui nós fizemos a reunião para ver todos esses pontos de vulnerabilidade. Nós somos uma administração integrada entre as SAADs, entre os que fazem parte da administração pública de Teresina para gente ter resultado mais profícuo, um resultado menos danoso para as famílias vulneráveis”, completou o prefeito Dr. Pessoa.
Comando
O superintendente da SAAD Norte, Daniel Carvalho, explicou que o comando operacional ficará na sede da superintendência e contará com equipes do Corpo de Bombeiros.
“A zona norte é uma região que foi muito impactada pela questão das chuvas. Então, o comitê vai ficar sediado aqui na zona norte, vai ficar um comando dentro de uma sala na nossa sede onde teremos diversas equipes de bombeiros que sempre ficarão a postos para atender a população em caso de emergência”, declarou Daniel Carvalho.
Plano de ação emergencial
O gerente de operações da Secretaria Municipal de Defesa Civil, Marcos Rolf, disse que o plano foi um pedido do prefeito Dr. Pessoa. “O prefeito pediu para que a gente apresentasse esse plano de ação emergencial, até porque as chuvas não estavam programadas para esse período, mas Dr. Pessoa pediu para que a gente mantivesse esse plano preparado para qualquer situação do ano”, ressaltou.
“As primeiras chuvas já iniciaram e nós apresentamos o plano para o prefeito e ele com todo interesse, com toda determinação foi bem taxativo para que esse plano seja imediatamente colocado em prática porque a população precisa dessa resposta de emergência e nós estamos preparados para qualquer situação, junto com toda a equipe”, garantiu Mário Rolf.
Construção de casas
O secretário de Habitação, Edmilson Ferreira, falou sobre a construção de casas para famílias que ficaram desabrigadas e que estão no programa Aluguel Solidário. "Nós estamos licitando cerca de 470 casas para começar a entrega delas já no início do próximo ano. Nós temos hoje cerca de 500 famílias envolvidas porque algumas já voltaram para as suas casas e se ocorrer novamente inundações nessas regiões, nós vamos ter que retirá-las de novo", afirmou.
Ver todos os comentários | 0 |